A plataforma de produção de petróleo e gás P-40, da Petrobras, segue com a operação interrompida nesta sexta-feira (19), após a identificação de um vazamento de gás na quinta-feira (18).
A estrutura fica no campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos, costa do Rio de Janeiro, e registra adesão à greve nacional de petroleiros, iniciada na segunda-feira (15).
Segundo a Petrobras, ao ser detectado, o vazamento foi imediatamente controlado de forma segura pela equipe a bordo da plataforma.
“Como medida preventiva, todas as linhas foram despressurizadas, e a produção da unidade foi temporariamente paralisada”, afirmou a estatal em comunicado.
A companhia acrescenta que não houve ameaça à segurança das equipes. A empresa vai criar uma comissão especial para “investigar minuciosamente as causas do vazamento”.
A produção das demais plataformas da Bacia de Campos segue normalmente.
A greve nacional de petroleiros da companhia entrou no quinto dia. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) aponta que a P-40 estava sob controle de equipes de contingência, quando aconteceu o vazamento.
De acordo com sindicatos ligados à FUP, “o episódio expõe riscos decorrentes da definição unilateral das contingências pela empresa”.
A estatal descarta a correlação e diz que “o incidente não tem relação com o movimento de paralisação de trabalhadores da Petrobras”.
A categoria cruzou os braços por impasse em relação as seguintes reivindicações:
Segundo a FUP, entre as unidades com adesão à greve estão nove refinarias, 28 plataformas de produção marítima, 16 terminais operacionais, quatro termelétricas, duas usinas de biodiesel e dez instalações terrestres operacionais.
Portos e Aeroportos Embraer faz primeiro voo de aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical
São Paulo Instituto Butantan dará início à entrega de 1,3 milhão de doses da vacina contra a dengue ao Ministério da Saúde
Portos e Aeroportos Portas de acesso aos Lençóis e à Serra da Capivara, aeroportos do MA e PI receberão R$ 133 em investimentos
Geral Brasil tem recorde de 9 milhões de turistas internacionais em 2025
São Paulo Natal e Ano Novo devem movimentar mais de 40 milhões de veículos nas rodovias concedidas de São Paulo
São Paulo Governo de SP inaugura primeiro Espaço da Cidadania no Memorial da América Latina Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 32°
Chuvas esparsas