A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza, na terça-feira (8), audiência pública para discutir os impactos das altas coparticipações e da crise no financiamento estudantil.
O debate atende a requerimento do deputado Tadeu Veneri (PT-PR) e será realizado a partir das 10 horas, em plenário a ser definido.
O deputado destaca que, para mitigar as desigualdades no acesso ao ensino superior no Brasil, foram criados mecanismos como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o auxílio estudantil em instituições públicas.
"No entanto, nos últimos anos esses programas vêm sofrendo com cortes orçamentários, aumento das coparticipações por parte dos estudantes, o que compromete o direito à educação garantido pela Constituição Federal", lamenta Veneri.
Segundo ele, estudantes de todo o país relatam dificuldades crescentes para arcar com as coparticipações exigidas, especialmente em cursos de Medicina, onde há necessidade de materiais específicos, estágios obrigatórios não remunerados e carga horária elevada.
"A elevação da coparticipação compromete não só a permanência nos cursos, mas também a saúde mental e a qualidade de vida dos discentes. Além disso, a precarização da permanência estudantil se acentua em grupos historicamente vulneráveis, como estudantes negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e de baixa renda", afirma o deputado.
Câmara Projeto regulamenta concessão de empréstimos a quem recebe o Benefício de Prestação Continuada
Câmara Projeto modifica regras para concessão de liberdade provisória na audiência de custódia
Câmara Comissão aprova previsão de IPTU menor para imóveis que façam reúso de água
Câmara Comissão aprova programa para treinar prefeitos e servidores sobre lei de antenas
Câmara Comissão aprova regras para produção e venda de produtos kosher no Brasil
Câmara Comissão aprova projeto que proíbe privatização de praias e cobrança de pedágio em orlas Mín. 14° Máx. 21°
Mín. 12° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 23°
Chuvas esparsas