A Sabesp deu início à reinstalação de uma das bombas de grande porte na Estação Elevatória de Esgoto (EEE) de Pinheiros, parte do processo de revitalização da unidade, iniciado em agosto.
A nova bomba instalada tem 13 metros de altura, um metro de diâmetro, pesa 15 toneladas e opera com 1.250 cavalos de potência, uma força superior a de um carro de Fórmula 1.
Três bombas da estação Pinheiros passaram por processo de revitalização após apresentarem falhas por desgaste, decorrente da vida útil do equipamento já vencida. A primeira bomba recuperada foi reinstalada ainda em agosto; a segunda retorna agora e passa a operar na sexta-feira (28). A terceira tem previsão de reinstalação em dezembro.
A recuperação dos equipamentos reforça a confiabilidade do sistema responsável pelo transporte do esgoto produzido por 3,8 milhões de moradores na Bacia do Rio Pinheiros.
Com o retorno deste equipamento, duas bombas pequenas de contingência serão retiradas, permitindo que a estação opere com cinco bombas de grande porte e três pequenas, aumentando a capacidade e a eficiência do sistema.
Para garantir a plena recuperação da EEE Pinheiros, a Sabesp contratou um pacote de renovação integral de R$ 20 milhões, que inclui não apenas a revitalização dos equipamentos existentes, mas também a substituição definitiva do conjunto por novas bombas fabricadas sob medida no exterior, com instalação prevista até o fim do primeiro semestre de 2026.
Portos e Aeroportos Concessão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá é homologada pelo Ministério de Portos e Aeroportos
São Paulo Megaoperação da Polícia de São Paulo tem bloqueio histórico de R$ 6 bilhões do crime organizado
São Paulo Entenda como a tarifa da Sabesp privatizada é 15% mais barata que a da Sabesp estatal
São Paulo Adesão ao Sistema Estadual de Trânsito chega a 509 municípios
São Paulo SP leva seis premiações durante Prêmio Nacional do Turismo
São Paulo Polícia de SP apreende carros de luxo na Operação Falso Mercúrio Mín. 14° Máx. 22°
Mín. 13° Máx. 30°
Tempo limpoMín. 14° Máx. 32°
Tempo limpo