A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (2) projeto que cria o Agosto Azul e Vermelho, para prevenção e o tratamento das doenças vasculares. O texto recebeu relatório favorável da senadora Zenaide Maia (PSD-RN) e segue para o Plenário.
O projeto de lei PL 3.060/2021 foi proposto pelo ex-deputado federal e hoje senador Dr. Hiran (PP-RR). O Agosto Azul e Vermelho será um mês dedicado a informar a população sobre os cuidados com a saúde vascular e a incentivar a prevenção e o tratamento de doenças vasculares. Entre as ações previstas, a matéria autoriza a iluminação de locais públicos nas cores azul e vermelha.
As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo. Segundo a relatora, além do acidente vascular cerebral (AVC), elas incluem doenças como aneurismas de aorta abdominal e insuficiência venosa crônica, que provoca o aparecimento de varizes.
— Essas doenças são evitáveis ou controláveis se forem diagnosticadas precocemente por meio das seguintes mudanças de hábitos: manter uma atividade física regular; adotar uma alimentação balanceada; manter um peso compatível com a altura; evitar a imobilização prolongada; e buscar acompanhamento médico — disse.
Senado Federal Proteção contra desconto em benefício previdenciário aguarda votação na CAS
Senado Federal Cigarro eletrônico e passe livre estão entre 100 projetos prontos para votação na CAE
Senado Federal Reforma do Código Civil pode avançar no Senado em 2026
Senado Federal Propostas na CSP miram furtos de celulares seguidos de fraudes
Senado Federal Ampliação da oferta de serviços no SUS é destaque na área da saúde
Senado Federal Subcomissão para Acordo Mercosul-UE deve agilizar ratificação pelo Congresso Mín. 14° Máx. 21°
Mín. 12° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 23°
Chuvas esparsas