A Comissão de Segurança Pública (CSP) aprovou nesta terça-feira (11) projeto que obriga as polícias civis e militares a criarem unidades específicas para investigar crimes e fazer rondas nos rios. O texto segue para a Câmara dos Deputados, a menos que seja apresentado recurso para votação no Plenário do Senado.
O relator do Projeto de Lei (PL) 4.513/2024 , senador Marcio Bittar (PL-AC), manteve o texto original do autor, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), com ajuste de redação. A Constituição Federal e as leis orgânicas da PM e da PC não definem quem deve realizar o policiamento fluvial, segundo Bittar, o que prejudicaria a segurança nesses locais.
— Ocorre que os rios, especialmente os da Amazônia, vêm sendo constantemente palco de crimes. Conhecidos como “piratas do Norte”, os criminosos, aproveitando-se da ausência do Estado, abordam balsas e canoas para roubar, a fim de financiar outras atividades ilegais, como o garimpo ilegal — disse Bittar.
O texto explicita que as PMs devem fazer o policiamento nos rios, enquanto as investigações ficarão a cargo das polícias civis. Para isso, o projeto altera as leis orgânicas dessas forças de segurança: a Lei 14.751 e a Lei 14.735 , respectivamente.
Para o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), o projeto busca especializar as polícias para melhorar a segurança pública.
— É importante que haja destacamento das polícias militares com treinamento específico para o patrulhamento. Não é simplesmente colocar três ou quatro policiais numa embarcação. As estradas amazônicas são os rios, que também são rotas do narcotráfico.
Atualmente, a Polícia Federal e a Marinha também atuam no combate a atividades criminosas nos rios brasileiros.
Senado Federal Lei inclui rede federal em programas de transporte e alimentação escolar
Senado Federal Debate expõe impasse sobre revisão de regra da Anac para acessibilidade em voos
Senado Federal Avança capacitação continuada de policiais penais com recursos do Funpen
Senado Federal Relatório do TCU identifica ‘deficiências’ em políticas públicas federais
Senado Federal COP 30 é celebrada em projeção no prédio do Congresso
Senado Federal Indicação de Severino Ramos Neto para diretoria da ANTT segue ao Plenário Mín. 12° Máx. 26°
Mín. 11° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 16° Máx. 26°
Chuvas esparsas