A Secretaria de Educação de Itaquaquecetuba conduz, até 31 de outubro, as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) nas escolas da rede municipal. Mais de 5 mil estudantes dos 5º anos participam do processo, que mede os níveis de aprendizagem em língua portuguesa e matemática.
Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Saeb é a principal avaliação em larga escala da educação básica no país e serve de base para a formulação de políticas públicas e estratégias pedagógicas.
Em Itaquaquecetuba, a iniciativa reforça o ensino e contribui para o aprimoramento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), atualmente em 5,9.
“O Saeb é um momento importante para avaliarmos a qualidade do ensino e compreendermos os avanços da rede. Nossos professores e gestores estão empenhados em garantir que cada estudante participe com tranquilidade”, destacou a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo.
Além dos alunos dos 5º anos, estudantes dos 2º anos das redes municipal e estadual participam de forma amostral.
“Esse processo reflete que a nossa missão é a melhoria da educação pública. Cada resultado é fruto do trabalho entre as escolas e as famílias”, afirmou o prefeito Eduardo Boigues.
Cronograma das avaliações
As provas começaram na segunda-feira (20), contemplando as escolas Alfredo Gonçalves Ferreira da Silva, Benedito Vieira da Mota, Cícero Antônio de Sá Ramalho, José Piacentini, Maria Cristina Diniz de Almeida e Roseli Aparecida Mendes.
Na terça (21), a aplicação ocorreu nas unidades Charles Henry Tyler Townsend, Josefa Costa de Souza Moura, Maria Eulália Nobre Borges, Paulo Nunes e Roberto Marinho. Na quarta (22), foi a vez das escolas Alceu Magalhães Coutinho, Olívia Aparecida da Silva Costa Guglielmo, Santino Hayashi Amano, Shozayemon Setokuchi e Village.
Nesta quinta (23), as avaliações acontecem nas escolas Guilherme Donizete Silva dos Santos, João Geraldo dos Santos, José Marinho Ferreira, Juraci Marchioni, Michel Alves de Souza e Sebastião Gregório dos Santos.
Na sexta (24), o processo será realizado nas escolas Antônio Rodrigues Gallego, Benedito Barbosa de Moraes, Chiozo Kitakawa, Leolino dos Santos e Orlando Bento da Silva. Na próxima quarta (29), será a vez das unidades Aristides Jacob Álvares, Aurelino Leal, João Marques, Joaquim Perpétuo e José de Freitas Mendonça.
Na quinta (30), participam as escolas Floro da Silva, Rui Alberto Pestana Henriques e Gentil de Moraes Passos; o encerramento ocorrerá no dia 31, na escola Augusto dos Santos.