O Aeroporto de São Raimundo Nonato (PI) está na primeira rodada do programa AmpliAR, iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) voltada à expansão da conectividade aérea e ao fortalecimento da aviação regional. A medida representa um passo estratégico para o desenvolvimento turístico e econômico do semiárido piauiense, principalmente por destacar o Parque Nacional da Serra da Capivara, considerado um dos maiores patrimônios arqueológicos do planeta pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Por meio do AmpliAR, concessionárias privadas poderão assumir a gestão de aeroportos regionais deficitários em troca de reequilíbrios contratuais, como redução de outorgas ou ampliação dos prazos de concessão. O objetivo é garantir infraestrutura moderna, operação estável e novas rotas regionais, aproximando o Brasil de suas riquezas naturais e culturais.
Atualmente, quem deseja visitar a Serra da Capivara precisa desembarcar em Teresina (PI), a mais de 500 quilômetros, ou em Petrolina (PE), a quase 300 quilômetros de São Raimundo Nonato. Apesar da distância, o parque segue atraindo visitantes do Brasil e do exterior. Até julho deste ano, o sítio arqueológico recebeu uma média mensal de 4 mil turistas, a maioria brasileiros, além de estrangeiros vindos principalmente da Alemanha, Espanha, Suíça e Reino Unido.
A inclusão do aeroporto no AmpliAR pode alavancar esse cenário. A modernização da estrutura aeroportuária tem como um dos seus principais objetivos facilitar o acesso de visitantes e pesquisadores, impulsionar o turismo sustentável e ampliar as oportunidades de desenvolvimento na região. O novo impulso deve fortalecer uma cadeia econômica diversificada, envolvendo hotéis, pousadas, restaurantes, transporte local, artesanato, guias de turismo e produtores culturais.
A iniciativa também tem potencial para consolidar o turismo científico e educacional, atraindo pesquisadores e estudantes interessados nas descobertas arqueológicas da Serra da Capivara, que é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1991 e abriga mais de 1.300 sítios arqueológicos catalogados.
“O Aeroporto de São Raimundo Nonato tem papel estratégico para o turismo, a pesquisa científica e a preservação do patrimônio histórico nacional. Ao integrar o AmpliAR, o terminal deve receber melhorias que podem impactar a dinâmica de toda a região”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Ainda segundo Costa Filho, com o programa AmpliAR, o MPor busca atrair investimentos, modernizar aeroportos regionais e ampliar rotas aéreas em locais de relevância social, econômica e turística. “A expectativa é que São Raimundo Nonato se consolide como um novo polo de desenvolvimento sustentável no interior do Piauí, conectando o mundo ao passado mais remoto das Américas”, concluiu.
A sessão pública de abertura das propostas para a gestão dos aeroportos previstos na primeira etapa do programa está marcada para o dia 27 de novembro, a partir das 10hs, na B3, em São Paulo.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
São Paulo Guia sobre atividade física e câncer com participação da USP é premiado por inovação na prevenção oncológica
São Paulo São Paulo reforça apoio ao skate e recebe SLS Super Crown no Ibirapuera neste final de semana
São Paulo Governo e Prefeitura de SP promovem Simpósio Latino-americano de Políticas sobre Drogas na segunda (8)
São Paulo Tripulação da balsa resgata cachorro que pulou no mar na travessia São Sebastião–Ilhabela
São Paulo Lei Paulista de Incentivo ao Esporte: madrinha do campeão da Copa das Comunidades fundou time para afastar crianças das ruas
Geral Mais de 42 mil fazem provas discursivas do CNU 2025 neste domingo Mín. 18° Máx. 29°
Mín. 17° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 32°
Chuva