O estado de São Paulo tem 19 casos suspeitos de intoxicação por metanol, o menor número desde 2 de outubro, quando a Secretaria de Estado da Saúde passou a disponibilizar o balanço de casos. Nesta segunda-feira (20), o estado contabiliza 408 suspeitas descartadas. O total de casos confirmados se mantém em 38, com seis óbitos, desde a sexta-feira (17).
O Governo de São Paulo mantém um gabinete de crise ativo para coordenar as ações da administração estadual no enfrentamento às intoxicações. Após a divulgação do balanço desta segunda (20), os casos sobre metanol passam a ser informados diretamente pela Secretaria de Estado da Saúde.
Na noite de sexta-feira, fiscais do Procon-SP e agentes da Polícia Civil de São Paulo visitaram dois estabelecimentos denunciados na Zona Leste . Em um dos estabelecimentos, foram encontradas algumas garrafas com suspeita de adulteração, sem informação do lote. Os materiais foram apreendidos e encaminhados para análise. No outro estabelecimento, os fiscais encontraram apenas não-conformidades em relação ao Protocolo Não se Cale.
Desde o início de outubro, está disponível no site do Procon-SP um atalho para receber denúncias sobre bebidas suspeitas de adulteração. Outra frente de atuação do Procon-SP é o reforço das informações sobre os cuidados para se prevenir contra produtos adulterados.
[Post Instagram]
O número de pessoas presas nas investigações a respeito de irregularidades em vendas de bebidas em SP subiu para 64. A Polícia Civil prendeu quatro homens em Santo André durante uma operação de combate à adulteração e comercialização de bebidas falsificadas. Um outro suspeito foi detido pela Guarda Civil Municipal.
No Jardim Irene, os policiais identificaram uma adega com 152 garrafas de cervejas com falhas nos rótulos e tampas reutilizadas; no centro, uma lanchonete apresentava bebidas com coloração diferente das originais e garrafas tinham rótulos e lacres falsos; no Jardim Pastor, uma adega possuía em estoque uma vodca com selo de IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) irregular e num bar no bairro Utinga, foram apreendidas nove garrafas com tampas, rótulos e selos adulterados.
Casos de intoxicação:
– 57 casos no total
– 19 em investigação, sendo um óbito (um de Piracicaba de 49 anos);
– 38 casos confirmados, com 6 óbitos (três homens de 54, 46 e 45 anos), residentes da cidade de São Paulo, uma mulher de 30 anos de São Bernardo do Campo; um homem de Osasco de 23 anos e um homem de 37 anos de Jundiaí).
– 408 casos descartados no total
Apreensões:
– Mais de 22 mil garrafas apreendidas desde o dia 29/9 (Mais de 72 mil garrafas apreendidas ao longo de 2025)
– 481,5 mil rótulos apreendidos desde o dia 29/9 (Mais de 15 milhões de rótulos apreendidos ao longo do ano)
– Mais de 130 mil vasilhames vazios apreendidos
– 15 barris apreendidos
Prisões:
64 pessoas presas; 44 desde o dia 29/9
Interdições:
15 estabelecimentos interditados cautelarmente
Suspensões de inscrições estaduais:
20 estabelecimentos com inscrições estaduais suspensas
Dados atualizados em 20/10/2025 às 17h
Mín. 9° Máx. 23°
Mín. 7° Máx. 23°
Tempo limpoMín. 8° Máx. 25°
Tempo limpo