A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba realizou, entre a tarde de quinta-feira (16) e a madrugada de sexta (17), a Operação Tráfico Zero, que teve como foco desarticular pontos de venda de drogas e ampliar o patrulhamento estratégico em mais de 30 bairros da cidade.
Comércio servia como fachada para tráfico
Durante as ações, as equipes identificaram um comércio de bebidas no Jardim Miray que funcionava como ponto de distribuição de entorpecentes. No local, um suspeito conseguiu fugir, mas foram apreendidos um revólver calibre .38, 108 porções de cocaína, 82 pinos de drogas K, 54 pedras de crack, 20 frascos de lança-perfume e R$ 105 em dinheiro trocado.
“A atuação da GCM busca tirar das ruas os pontos ativos de venda de drogas. Organizamos ações precisas, com base em inteligência e levantamento de dados.” — afirmou o secretário de Segurança, Anderson Caldeira.
Mais de mil porções de drogas apreendidas
A operação avançou durante a madrugada, passando por bairros como Vila Virgínia, Estação, Altos de Itaquá, Vila Gepina, Viviane, Jardim São Armando, Jardim Nascente e Recanto Mônica. No total, além da arma de fogo, foram apreendidos 1.366 entorpecentes, R$ 244 em dinheiro e anotações relacionadas ao tráfico.
Ao todo, cerca de 40 pessoas foram abordadas em pontos considerados de maior incidência de atividades ilícitas. A ação foi conduzida com apoio tático, planejamento e priorização dos horários de maior movimento.
“A segurança da população é prioridade. Estamos atentos e vamos seguir avançando com firmeza nas ações de combate ao tráfico.” — destacou o prefeito Eduardo Boigues.
Denúncias e colaboração da população
A Prefeitura reforça que a população pode colaborar com informações e denúncias anônimas pelos telefones 153, (11) 4753-1108, 4753-1421, 4753-1274 ou 4642-4659.