O Semae de Mogi das Cruzes, em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente e Proteção Animal e de Educação, a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e o Instituto Itaquareia, promove na segunda-feira (22), das 13h20 às 15h30, o evento “Plantando Vida Pelo Tietê”, em comemoração ao Dia do Rio Tietê. A programação inclui plantio de mudas e soltura de peixes no Parque Centenário.
Participação dos estudantes
A atividade contará com a presença de cerca de 100 alunos do Cempre José Limongi Sobrinho, do Botujuru, que integram o programa Educação Ambiental em Saneamento Básico, desenvolvido pela Comissão de Educação Ambiental do Departamento de Esgoto do Semae.
Declarações
“Também haverá uma atividade sobre erosão e mata ciliar, que será desenvolvida pela UMC. Mas todo evento será uma ação conjunta envolvendo todos os parceiros”, explicou a engenheira ambiental Juliana Fernandes Machado, integrante da Comissão de Educação Ambiental da autarquia.
Sobre o programa
Criado em 2024 como projeto-piloto na Escola Ambiental de Mogi das Cruzes, em Jundiapeba, o programa Educação Ambiental em Saneamento Básico foi ampliado em 2025 para as escolas Monteiro Lobato e Cempre José Limongi Sobrinho. O objetivo é sensibilizar e educar estudantes sobre temas como ciclo da água, poluição, tratamento, uso consciente, esgoto doméstico, reuso de água, drenagem e resíduos sólidos.
Serviço
- Evento: “Plantando Vida Pelo Tietê”
- Data: 22 de setembro de 2025
- Horário: das 13h20 às 15h30
- Local: Parque Centenário — Mogi das Cruzes
- Realização: Semae Mogi das Cruzes, secretarias municipais de Meio Ambiente e de Educação, UMC e Instituto Itaquareia