A Cidade Natureza viveu uma noite especial neste sábado (30), com a realização do 26º Encontro das Duas Tribos de Parintins em Arujá. O evento aconteceu no Clube União, na Avenida Amazonas, em conjunto com o 1º Festival Folclórico do município. A festa contou com apoio da Prefeitura, da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, sendo um dos projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc.
No palco, as nações Azul (boi-bumbá Caprichoso) e Vermelha (boi-bumbá Garantido) deram vida a um espetáculo de cores e tradições, com a participação de personagens icônicos como Cunhã-Poranga, Pajé, Sinhazinha da Fazenda, Porta-Estandarte e Rainha do Folclore.
O duelo simbólico teve início às 19h30, antecedido por shows de nomes consagrados da região Norte, como Ianayra, levantadora de toadas há 28 anos, Edilson Santana, ex-levantador do boi Caprichoso, e a banda Canto da Mata, com mais de 30 anos de carreira.
Os figurinos utilizados foram assinados por Alfraney Cruz, renomado figurinista de Parintins, e Renan Ruiz, de Arujá, garantindo autenticidade e brilho às apresentações.
O Encontro nasceu em 1999 a partir de um projeto da professora Marize de Castro Manopeli e seus alunos da 7ª série da Escola Estadual Dr. René de Oliveira Barbosa. Desde então, evoluiu para uma das maiores celebrações culturais da cidade. Arujá hoje é reconhecida como a “Parintins Paulista”, mantendo há mais de duas décadas a tradição inspirada no festival amazonense.
A entrada foi solidária: quem levou 1kg de alimento não perecível recebeu um abadá do evento. Os alimentos arrecadados serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Arujá. A presidente do Fundo e primeira-dama, Clau Camargo, prestigiou o evento ao lado do prefeito Luis Camargo, do secretário de Cultura Rogério da Padaria e de vereadores da Câmara Municipal.
O festival contou com apoio do Portal A+, liderado pela jornalista Ariane Barbosa, ex-aluna do projeto original, além da Approach Produções e de empresas parceiras que fortalecem a cultura amazonense em Arujá. Mais informações podem ser acompanhadas no Instagram oficial: @bumbaruja.
Após o duelo dos bois, a programação do 1º Festival Folclórico de Arujá seguiu no domingo (31), com matinê folclórica infantil a partir das 14h, concurso de caracterização Mitos e Lendas e show da cantora arujaense Sil Cardoso.
“CineMedo” Exposição “CineMedo” segue até 14 de novembro com personagens vivos em Arujá
Vale Reciclar Unidade móvel do Vale Reciclar atenderá moradores do Centro Residencial
‘Free Flow’ PROCON Arujá notifica a CNL sobre cobrança do pedágio eletrônico ‘Free Flow’ na Mogi-Dutra
Beach Tênis Secretaria Municipal de Esportes abre inscrições para aulas gratuitas de Beach Tênis
Projetos Arujá lança versão móvel do projeto Vale Reciclar no Dia dos Fundos Sociais
Consciência Negra Arujá inicia ações do Mês da Consciência Negra com música, arte e empreendedorismo Mín. 10° Máx. 23°
Mín. 9° Máx. 27°
Tempo limpoMín. 11° Máx. 30°
Chuva