Importantes ferramentas na Educação Profissional e Tecnológica, jogos pedagógicos ajudam a promover o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes de forma lúdica e envolvente. Além disso, auxiliam na construção do conhecimento, estimulam o raciocínio e desenvolvem habilidades fundamentais para o futuro acadêmico e profissional.
Para Vânia Bordini Marchi, coordenadora pedagógica da Escola Técnica Estadual (Etec) Martinho Di Ciero, localizada em Itu, na Região de Sorocaba, tais metodologias também podem promover a colaboração entre professores de diferentes cursos e disciplinas para oferecer aulas mais dinâmicas e próximas da realidade do mundo do trabalho.
Com esse desafio em mente, a educadora desenvolveu dois jogos de tabuleiro, tendo como público-alvo inicial os colegas da Etec de Itu. “Ao estimular a troca de ideias entre professores, os jogos favorecem a construção coletiva de soluções pedagógicas que podem ser aplicadas diretamente em sala de aula”, avalia Vânia.
O objetivo de um dos jogos criados pela coordenadora pedagógica é contribuir com o desempenho da unidade no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que mede a qualidade do ensino no Brasil, considerando tanto o fluxo escolar (taxa de aprovação) quanto o desempenho nas avaliações de larga escala.
A proposta é que os professores se dividam em grupos de três a cinco integrantes. Os competidores devem caminhar por um tabuleiro de 25 casas. Em cada jogada, os participantes recebem um desafio real relacionado à escola, que precisa ser resolvido em um tempo determinado. Um facilitador avalia as soluções. Para tornar a trajetória mais fácil ou difícil, as equipes podem tirar cartas de “sorte ou azar” e “dê uma luz”.
A proposta do segundo jogo é trazer para a sala de aula problemas e situações reais encontradas no mundo do trabalho, em áreas distintas, como tecnologia da informação, design, meio ambiente e gestão empresarial. A ideia é que a ferramenta seja utilizada em reuniões pedagógicas entre professores.
A cada rodada, os participantes enfrentam desafios temáticos e devem propor, em tempo limitado, ideias de aulas ou projetos para solucioná-los.
“Os professores já criaram projetos pedagógicos a partir das propostas geradas durante os jogos. A próxima etapa é levar as dinâmicas para a sala de aula e, no segundo semestre, realizar um campeonato entre os alunos”, projeta Vânia.
No início de junho, ambos os jogos foram apresentados para diretores, coordenadores e professores das Etecs da Região de Sorocaba, em reunião realizada na Etec de Mairinque.
São Paulo Biópsia líquida avança como ferramenta para detectar mutações em câncer de pulmão
São Paulo Ferramentas de metrologia melhoram análise de cachaça e vodca em laboratórios
São Paulo Abre e fecha no Natal: confira o funcionamento dos serviços estaduais
Geral Nacional celebra espírito natalino no Especial de Domingo
São Paulo Dispositivo inteligente lembra idoso de tomar remédio e vigia a ingestão
São Paulo Entenda como o Rodoanel Norte vai tirar os caminhões das vias urbanas e desafogar a marginal Tietê Mín. 18° Máx. 31°
Mín. 17° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 19° Máx. 33°
Tempo nublado