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Silvio Costa Filho afirma que hidrovias são prioridade para o desenvolvimento logístico do Brasil

Em São Paulo, ministro falou sobre concessões inéditas e transição verde como destaques da agenda do Ministério de Portos e Aeroportos para um plan...

30/07/2025 14h13
Por: Redação Fonte: Ministério dos Portos e Aeroportos
Silvio Costa Filho afirma que hidrovias são prioridades para o desenvolvimento logístico do Brasil - Imagem: Eduardo Oliveira/MPor
Silvio Costa Filho afirma que hidrovias são prioridades para o desenvolvimento logístico do Brasil - Imagem: Eduardo Oliveira/MPor

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, defendeu nesta quarta-feira (30), em São Paulo, a ampliação das hidrovias e o avanço da sustentabilidade como caminhos essenciais para reduzir custos logísticos, integrar regiões e atrair novos investimentos para o setor. Durante participação no evento “Logística no Brasil”, promovido pelo jornal Valor Econômico, pela empresa pública Infra S.A. e pelo Ministério dos Transportes, o ministro apresentou estratégias do MPor para modernizar a infraestrutura e ampliar a competitividade do país.

Durante sua participação, Silvio Costa Filho afirmou que, pela primeira vez na história do país, as hidrovias passaram a ser tratadas como prioridade estratégica para o desenvolvimento logístico brasileiro. O ministro destacou que o Brasil tem mais de 20 mil quilômetros de hidrovias navegáveis e potencial para chegar a 60 mil quilômetros.

“O Brasil tem potencial para transformar o transporte hidroviário em um dos grandes vetores logísticos nacionais. Investir nas hidrovias é essencial para aumentar a competitividade, reduzir custos e integrar regiões”, afirmou.

Costa Filho anunciou que, ainda neste ano, será realizada a primeira concessão hidroviária do Brasil, na hidrovia Paraguai-Paraná, fundamental para o escoamento de cargas como celulose e minérios, e integração logística com o Porto de Chancay, no Peru. O ministro também reforçou a meta de expandir novos projetos, como as concessões das hidrovias do Madeira e do Tocantins. “Essas obras podem reduzir em até 40% os custos logísticos”, disse, destacando o impacto ambiental positivo da integração entre hidrovias e outros modais: “Cada 25 barcaças equivalem a 500 caminhões a menos nas estradas”.

Sustentabilidade

Outro destaque foi o compromisso com a sustentabilidade. O ministro apontou que o Brasil reúne condições de liderar o setor de infraestrutura logística globalmente, oferecendo projetos com boa rentabilidade e alinhamento à agenda mundial de sustentabilidade.

Costa Filho também comentou o cenário geopolítico internacional, defendendo que a logística nacional é um diferencial para ampliar mercados, sobretudo na Ásia, e que o governo segue empenhado na modernização dos portos e aeroportos, além de fomentar parcerias com o setor privado e promover integração entre rodovias, ferrovias e hidrovias.

O debate contou ainda com a presença dos ministros Renan Filho (Transportes) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), que abordaram oportunidades de negócios, investimentos e os desafios da infraestrutura para o país. As discussões integram o processo de escuta para o Plano Nacional de Logística 2050, que vai definir as prioridades do setor para os próximos 25 anos.

Assessoria Especial de Comunicação Social

Ministério de Portos e Aeroportos

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