O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) realizou, nesta terça-feira (03/02), um reparo emergencial em um poço de visita da rede de esgoto localizado na avenida Ricieri José Marcatto, nas proximidades da avenida Jacks Jones, no distrito de Cezar de Souza. A intervenção foi necessária após a ocorrência de extravasamento provocado por sobrecarga no sistema.
De acordo com a autarquia, a causa mais provável do problema são ligações irregulares de drenagem de água da chuva conectadas indevidamente à rede de esgotamento sanitário. O poço de visita, que funciona como ponto de acesso para inspeção e manutenção da rede, teve sua tampa danificada pela força da água acumulada. O serviço foi concluído por volta das 17h.
Segundo o chefe da Divisão de Manutenção de Redes de Esgoto do Semae, Rafael Regueiro, o lançamento incorreto de águas pluviais no sistema de esgoto provoca o aumento da pressão interna nas tubulações. “A rede entra em carga e a força da água acaba danificando a tampa do poço de visita, o que resulta no extravasamento”, explicou.
A autarquia reforça a orientação para que os moradores façam a correta separação entre os sistemas de drenagem de água da chuva e de esgoto em suas residências. Nenhuma rede de esgotamento é projetada para receber águas pluviais. O procedimento correto é que a água captada pelas calhas seja direcionada às guias das vias públicas, seguindo para as bocas de lobo, galerias e, posteriormente, para córregos e rios.
O Semae destaca ainda que, devido às ligações irregulares, o aumento do volume de chuvas no início do ano eleva a demanda por manutenção nas redes, inclusive pelo acúmulo de terra e resíduos que são arrastados pelas águas pluviais para dentro das tubulações.
Outro transtorno recorrente nessas situações é o retorno de esgoto para dentro das residências, provocado pelo grande volume de água que chega à rede de esgotamento, superando sua capacidade e causando refluxo.
Durante as ações de reparo, foram utilizados caminhões combinados do Semae, equipamentos que realizam a sucção dos detritos acumulados e o jateamento de água sob alta pressão no interior das tubulações.
A autarquia ressalta que a intervenção realizada é uma solução emergencial e que a resolução definitiva do problema depende da verificação e correção, por parte de cada morador, do sistema de escoamento de água da chuva em suas propriedades.
Trânsito
Para a execução dos serviços, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito promoveu a interdição parcial de um trecho da avenida Ricieri José Marcatto, no sentido bairro. A área permaneceu devidamente sinalizada e será totalmente liberada após a conclusão dos trabalhos.
Oficinas Culturais Prefeitura de Mogi das Cruzes abre inscrições para Oficinas Culturais 2026
Academia do Jovem Cobertura da Academia do Jovem no Parque da Cidade é substituída e melhora condições de uso do espaço
Passeio do Bem 2ª edição do Passeio do Bem movimenta voluntários e pets no Núcleo de Bem-Estar Animal
Ano Legislativo Mara Bertaiolli prestigia reabertura do Ano Legislativo e prevê 2026 com avanços
Acordo Mogiano Prefeitura prorroga até 31 de março prazo para negociar dívidas pelo Acordo Mogiano
Saneamento Rural Mogi das Cruzes discute implantação de Programa de Saneamento Rural Mín. 19° Máx. 34°
Mín. 18° Máx. 24°
ChuvaMín. 18° Máx. 28°
Chuva