O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Civil, realizou, nos dias 10 e 11 de julho, operação de fiscalização em desmontes credenciados e não credenciados de veículos na capital. Ao todo, 24 estabelecimentos foram fiscalizados: um deles foi lacrado, três autuados e nove infrações foram registradas. Em 15 locais, as equipes encontraram portas fechadas. Esses endereços serão alvo de novas ações. Três pessoas foram detidas e os casos seguem sob investigação da Polícia Civil.
As infrações identificadas incluíram ausência de comunicação formal sobre a atividade de desmontagem, falta de emissão de nota fiscal de entrada de peças no estoque, venda de componentes sem rastreabilidade e exercício da atividade sem autorização legal. Os responsáveis pelos locais autuados poderão apresentar defesa junto ao Detran-SP. Para atuar legalmente no setor de desmontagem, o estabelecimento deve cumprir a Lei Estadual nº 12.977/2014, estar credenciados no Detran-SP e possuir autorizações complementares da Prefeitura e da Cetesb.
O Detran-SP reforça que consumidores que adquirirem peças usadas devem verificar a presença do selo de rastreabilidade, que atesta a origem legal do item. Irregularidades podem ser denunciadas por meio da plataforma FalaSP , do Governo de São Paulo.
O Detran-SP também promoveu fiscalizações noturnas em Centros de Formação de Condutores (CFCs) localizados em diferentes regiões da capital, com base em denúncias sobre supostas irregularidades em aulas teóricas e práticas. Durante a ação, foram constatadas duas infrações graves (falsidade ideológica e inserção irregular de dados em sistema), envolvendo duas autoescolas. As condutas serão apuradas e podem resultar em sanções administrativas.
Geral Prefeitura de São Paulo suspende rodízio de carros neste fim de ano
São Paulo Veja como vai funcionar os canais de atendimento dos serviços de saneamento em SP no fim de ano
São Paulo São José dos Campos conquista o hepta dos Jogos Abertos do Interior
São Paulo BEEM amplia acesso ao primeiro emprego e deve chegar a 30 mil estagiários em 2026
São Paulo Centro Paula Souza inclui 34 cursos inéditos nas Etecs e Fatecs entre 2023 e 2025
São Paulo Casa Paulista realiza o sonho da casa própria para 284 famílias em Pirassununga com subsídios estaduais Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 17° Máx. 33°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 33°
Parcialmente nublado