O Governo de São Paulo encaminhou à Assembleia Legislativa, em regime de urgência, o projeto de lei que isenta do pagamento de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de todas as motocicletas, ciclomotores e motonetas de até 150 cilindradas de propriedade de pessoas físicas. A medida deve beneficiar diretamente milhões de motociclistas e tem forte impacto no orçamento de quem utiliza a moto como instrumento de trabalho, especialmente entregadores e prestadores de serviço.
Segundo a proposta, a isenção passa a valer a partir de 1º de janeiro de 2026 para veículos em situação regular de registro e licenciamento. O texto altera a Lei nº 13.296/2008, que regulamenta o IPVA no Estado.
A isenção busca evitar que essa parcela de condutores de motocicletas seja onerado de forma desproporcional, garantindo mais mobilidade, economia e oportunidade.
“O uso da moto é crescente nos municípios paulistas, em especial na capital. Para muitas famílias, ela representa o meio de transporte principal e uma ferramenta essencial de geração de renda”, afirma o governador Tarcísio de Freitas.
A proposta enviada ao legislativo considera o papel social e econômico das motocicletas no Estado e foi planejada com base nas projeções fiscais, na atualização da Tabela Fipe para 2026, além de atender à Lei de Responsabilidade Fiscal.
São Paulo Caminho da Capacitação transforma trajetória de jovem em Bady Bassitt
São Paulo Método estatístico prevê com mais precisão risco de deslizamentos de terra
São Paulo Clima de Natal embala negócios de empreendedores das Etecs e Fatecs
Geral Prêmio de R$ 44 milhões da Mega-Sena será sorteado neste sábado
Geral Volta a chover em São Paulo e número de pessoas sem luz aumenta
Geral Jornalista da TV Brasil conquista 2º lugar em prêmio do MPRS Mín. 18° Máx. 22°
Mín. 17° Máx. 23°
ChuvaMín. 17° Máx. 27°
Chuvas esparsas