Dez atletas do Time São Paulo Paralímpico receberam troféus da 14ª edição do Prêmio Brasil Paralímpico 2025, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) na noite desta terça-feira (09), no Tokio Marine Hall, em São Paulo. O evento premiou os atletas que se destacaram no paradesporto nacional na temporada.
Esta foi a edição com o maior número de premiados do Time São Paulo. Os atletas da equipe criada e patrocinada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) foram destaque na divisão por modalidade e também nas categorias especiais.
Alessandra Oliveira, nadadora do Time SP, foi reconhecida como a Atleta Revelação de 2025. Com apenas 17 anos, ela bateu o recorde mundial da prova dos 100m peito da classe SB4 no Mundial de Singapura disputado em setembro. Além disso, na mesma competição, fez parte da equipe campeã do revezamento 4x50m medley 20 pontos.
“Quero agradecer ao Time São Paulo e à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, pelo apoio e suporte que vocês dão para nós atletas. Tenho certeza de que esse prêmio é a confirmação de tudo que construímos até aqui e do quanto seguimos preparando cada detalhe para o ciclo de Los Angeles”, ressaltou Alessandra.
Na categoria com votação aberta ao público, Verônica Hipólito, velocista do Time SP e medalhista de bronze nos 100m da classe T36 no Mundial de Atletismo de Nova Déli, levou o prêmio de Atleta da Galera em uma disputa acirrada que somou mais de 75 mil votos.
“Quero agradecer a todo mundo que votou e acreditou. Falando em acreditar, o Time SP está sempre no meu coração, vocês foram meu primeiro patrocínio depois que eu saí do campeonato mundial e vocês estão comigo até hoje. Vocês mostram para nós atletas, e para o mundo, que é possível fazer”, destacou Verônica após receber o prêmio.
Nas categorias por modalidade, os atletas da equipe paulista conquistaram oito troféus: atletismo (Jerusa Geber dos Santos), bocha (Maciel Santos), ciclismo (Sabrina Custódia), goalball (André Dantas), esportes de inverno (Cristian Ribera), tiro esportivo (Alexandre Galgani), triatlo (Jessica Ferreira) e vôlei sentado (Suellen Lima).
A eleição dos contemplados é realizada por comissão interna do próprio CPB, a partir de lista enviada pelas confederações responsáveis por cada uma das modalidades.
Neste ano, ao contrário das edições anteriores, o contrato do Time São Paulo Paralímpico não é mais anual. A parceria com o CPB foi estendida e agora está garantida até dezembro de 2028, trazendo mais estabilidade e segurança para o ciclo de Los Angeles. A assinatura da renovação aconteceu em 5 de dezembro, na SEDPcD, em São Paulo.
Atletismo: Jerusa Geber
A atleta é a atual recordista mundial nos 100m da classe T11 com o tempo de 11s80 conquistado no Mundial de Nova Déli em 2025. Além disso, também conquistou ouro nos 200m, na mesma competição.
Bocha: Maciel Santos
O atleta, que iniciou na modalidade aos 11 anos, conquistou ouro na Copa do Mundo de Pequim 2025, além de ouro na Copa do Mundo de Curitiba 2025 e no Campeonato Regional Sudeste 2025; e bronze na Copa América de Cali 2025.
Ciclismo: Sabrina Custódia
A atleta bateu o recorde e conquistou o ouro no Mundial de Pista 2025 na prova de KM, prata nas provas de eliminação, scratch e sprint na mesma competição. Ela também foi campeã brasileira de Estrada 2025 e de Pista 2025.
Goalball: André Dantas
No ano de 2025, o atleta foi ouro no Campeonato das Américas 2025 e ouro no Campeonato Brasileiro de Goalball 2025.
Esportes de inverno: Cristian Ribera
Iniciou no esporte com 15 anos e foi considerado o atleta mais jovem a participar dos Jogos Paralímpicos de Inverno PyeongChang 2018. Foi campeão geral da temporada 2024/2025 da Copa do Mundo de esqui cross-country em Steinkjer, na Noruega, onde conquistou seis medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze. Em 2025, foi ouro na prova de sprint e prata na prova de distância (5km) na etapa da Copa do Mundo da Itália 2025; bronze na prova distância no Mundial da Itália 2025; ouro nas provas de velocidade (800m) e distância na Copa Continental da Noruega; quatro medalhas de ouro no Circuito Brasileiro.
Tiro esportivo: Alexandre Galgani
O atleta conquistou bronze na Copa do Mundo de Al Ain 2025 na prova de R5 carabina de ar – 10 m – posição deitado; ouro nas provas R4 carabina de ar 10m em pé, R9 carabina 50m deitado misto e R5 carabina de ar 10m deitado no Campeonato Brasileiro de tiro esportivo 2025.
Triatlo: Jessica Ferreira
Em 2025, a atleta conquistou ouro na Copa do MUndo de Triatlo em Portugal 2025, além de conquistar ouro em 2025 World Triathlon Para Series Taranto; prata na Copa do Mundo de triatlo na Itália 2025; e bronze Mundial de triatlo na Austrália 2025; e bronze no 2025 World Triathlon Para Championships Wollongong.
Vôlei sentado: Suellen Lima
A atleta iniciou na modalidade no vôlei convencional, migrou para o vôlei sentado por ter uma má-formação na mão esquerda. Em 2025 foi eleita a melhor atleta no Zonal Pan-Americano de Denver 2025, além de ouro na mesma competição; ouro na 1ª Copa América de Vôlei Sentado de Curitiba 2025; e prata na Copa do Mundo de Indiana (EUA) 2025; também foi campeã brasileira de vôlei sentado 2025; campeã da Copa do Brasil da modalidade.
O Time São Paulo Paralímpico, criado pelo Governo de São Paulo, por meio da SEDPcD em parceria com o CPB conta com R$ 8,2 milhões investidos e direcionados a 155 atletas de 17 diferentes modalidades, que representam o estado e o país em campeonatos nacionais e mundiais ao longo do ano.
A iniciativa apoia o desenvolvimento de atletas com deficiência e promove a inclusão por meio do esporte. Mais que resultados e medalhas, o programa reforça oportunidades, investimento e respeito ao protagonismo das pessoas com deficiência.
Conheça todos os premiados da noite:
Melhores atletas do ano: Carol Santiago e Gabriel Araújo
Atleta Revelação: Alessandra Oliveira
Melhor técnico em Modalidade Individual: Fábio Antunes (natação)
Melhor Técnico em Modalidade Coletiva: Alessandro Tosim (goalball)
Memória Paralímpica: CBDV, ANDE e CBDI, confederações fundadoras do CPB
Aldo Miccolis: Silvia Grecco
Prêmio Loterias CAIXA: Praia Clube – Uberlândia
Prêmio Braskem: Ricardo Mendonça
Vencedores por modalidade:
Atletismo: Jerusa Geber
Badminton: Vitor Tavares
Basquete em cadeira de rodas: Sérgio Veiga
Bocha: Maciel Santos
Canoagem: Fernando Rufino
Ciclismo: Sabrina Custódia
Escalada: Marina Dias
Esportes de Inverno: Cristian Ribera
Futebol de Cegos: Raimundo Nonato
Futebol PC: Vinicius Araújo
Goalball: André Dantas
Halterofilismo: Tayana Medeiros
Hipismo: Rodolfo Riskalla
Judô: Brenda de Freitas
Natação: Maria Carolina Santiago
Paraesgrima: Jovane Guissone
Remo: Gessyca Guerra e Michel Pessanha
Rúgbi em cadeira de rodas: Lucas Junqueira
Taekwondo: Ana Carolina MouraTênis de Mesa Sophia Kelmer
Tênis em cadeira de rodas: Vitória Miranda
Tiro com arco: Eugênio Franco
Tiro esportivo: Alexandre Galgani
Triatlo: Jéssica Ferreira
Vôlei sentado: Suellen Lima
Portos e Aeroportos Ministro Silvio Costa Filho apresenta Plano de Investimentos do Aeroporto de Guarulhos nesta quinta-feira (11)
São Paulo Governo de SP fecha 12 parques da Região Metropolitana por rajadas de vento
Portos e Aeroportos Brasil amplia desempenho portuário, cresce 9,8% em outubro e mantém projeção de recorde anual
São Paulo Polícia apreende mais de 1 tonelada de maconha no interior de São Paulo
São Paulo CPTM entrega revitalização da Estação Juventus-Mooca e reforça compromisso com qualidade na Linha 10-Turquesa
São Paulo Ação policial bloqueia R$ 9,2 milhões de envolvidos em ‘delivery’ do tráfico Mín. 19° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 30°
Tempo limpoMín. 17° Máx. 32°
Chuvas esparsas