A CPTM entregou, nesta semana, a revitalização da Estação Juventus-Mooca, resultado de um trabalho integrado entre diversas áreas da companhia. Idealizada a partir de um conceito de “dono da casa” e de cuidado contínuo com os espaços operacionais, a iniciativa teve como ponto de partida o desafio de transformar uma estação de pequeno porte, sem previsão de obras estruturais, em um exemplo de acolhimento, funcionalidade e identidade com o território.
A revitalização reuniu ações diárias das equipes de operação e manutenção, somadas a melhorias executadas por contratos vigentes. Entre as entregas, estão:
– Padronização da comunicação visual, garantindo alinhamento com as diretrizes atuais da companhia;
– Recuperação das lajes e de áreas estruturais da estação;
– Recuperação e revitalização dos bancos e mobiliários de apoio ao passageiro;
– Reforço na iluminação, instalação de novos totens informativos e revitalização de áreas internas e externas, elevando a sensação de segurança e conforto para quem utiliza a estação.
O trabalho também incluiu pesquisa histórica e resgate da identidade da Linha 10, aproximando ainda mais o espaço da comunidade local e dos passageiros frequentes. Como parte dessa nova ambientação, foram instalados painéis especiais, distribuídos pela estação, com sequências de fotos de “antes e depois” da revitalização da Estação Juventus-Mooca. Também imagens históricas do sistema ferroviário, incluindo elementos emblemáticos como o relógio da Estação de Paranapiacaba e uma linha do tempo que narra a história dos trilhos, desde a São Paulo Railway até a formação da CPTM.
Outro destaque foi a solução desenvolvida para garantir acessibilidade a pessoas com deficiência, fruto de criatividade técnica e aprimoramento dos processos operacionais. A intervenção incluiu dispositivos de segurança que garantem alinhamento preciso com o trem, bloqueios automáticos em caso de risco e adequações que ampliam a autonomia de passageiros com mobilidade reduzida.
Durante o evento, o presidente da CPTM, Michael Cerqueira, destacou o papel essencial das equipes que atuam diariamente na estação: “A sinergia entre as equipes da manutenção e da operação é mais do que necessária. Ela é primordial e essencial. Mas isso tudo, sem o pessoal da estação, o corpo que opera a estação todo dia, não aconteceria. Quem acolhe, quem recebe, quem enxerga o passageiro todos os dias são vocês. É graças ao trabalho de vocês que temos o reconhecimento do nosso público”, afirmou Michael.
A revitalização da Estação Juventus-Mooca integra a visão estratégica de transformar a Linha 10-Turquesa em referência de atendimento, segurança e qualidade, fortalecendo a integração entre operação e manutenção e garantindo que os espaços estejam preparados para o presente e para o futuro.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,2 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 53,5 mil km, ou 1,3 volta em torno da Terra, em 1551 viagens programadas. Juntas, as quatro linhas da CPTM somam 142 km de extensão, dos quais 74 km estão na capital paulista, que também conta com 18 estações do total de 41. A CPTM atende os moradores de 12 municípios, incluindo a capital.
Portos e Aeroportos Ministro Silvio Costa Filho apresenta Plano de Investimentos do Aeroporto de Guarulhos nesta quinta-feira (11)
São Paulo Governo de SP fecha 12 parques da Região Metropolitana por rajadas de vento
Portos e Aeroportos Brasil amplia desempenho portuário, cresce 9,8% em outubro e mantém projeção de recorde anual
São Paulo Time SP conquista dez troféus no Prêmio Brasil Paralímpico 2025
São Paulo Polícia apreende mais de 1 tonelada de maconha no interior de São Paulo
São Paulo Ação policial bloqueia R$ 9,2 milhões de envolvidos em ‘delivery’ do tráfico Mín. 19° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 30°
Tempo limpoMín. 17° Máx. 32°
Chuvas esparsas