O Porto de Santos, maior complexo portuário da América Latina, será palco da 6ª edição das Caravanas da Inovação Portuária, nesta terça-feira (9). Com iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), em parceria com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e o HUB Brasil Export, o encontro será realizado no Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos e reunirá lideranças públicas e privadas, especialistas, startups e representantes da comunidade portuária.
A edição de Santos marca o encerramento do ciclo nacional das Caravanas em 2025, que já percorreu importantes polos logísticos do país, passando por Recife (PE), Salvador (BA), São Luís (MA), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ).
Segundo o diretor de Programa de Políticas Setoriais, Planejamento e Inovação do MPor, Tetsu Koike, a 6ª edição consolida o papel estratégico da iniciativa para o desenvolvimento do setor. “Essa edição da Caravana de Inovação Portuária fecha o ano de 2025. Começamos em fevereiro, no Recife, passamos por várias capitais estratégicas e agora chegamos a Santos. A importância dessa iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos é desenvolver a cultura da inovação no sistema portuário nacional.”, destacou.
Inovação além da tecnologia
Com uma agenda que reúne painéis técnicos, apresentações institucionais e apresentações de startups, o evento busca fortalecer a cultura da inovação nos portos públicos e privados, promovendo a troca de experiências, boas práticas e soluções tecnológicas capazes de impulsionar a competitividade e a sustentabilidade do setor.
Para Tetsu Koike, o conceito de inovação vai muito além da aquisição de equipamentos. “Inovação não é só comprar ativo tecnológico ou adquirir tecnologia. Inovação é desenvolver, pensar a inovação, estruturar a governança e criar o modelo de como se vai gerir o que nasce dessa atividade. Essa é a grande importância das Caravanas”, completou.
Entre os principais temas que estarão em debate na edição de Santos estão as políticas nacionais de fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I); governança em ecossistemas abertos de inovação; transformação digital e gestão portuária inteligente; o futuro da navegação marítima; e compras públicas de soluções tecnológicas inovadoras.
Protagonismo nacional e internacional
A escolha de Santos para encerrar o calendário de 2025 não é por acaso. O complexo movimenta cerca de 180 milhões de toneladas por ano, concentrando cargas fundamentais para a economia brasileira e para o comércio internacional.
Dados recentes indicam que, entre janeiro e setembro de 2025, a movimentação portuária nacional atingiu 106,3 milhões de toneladas, com destaque para:
• Cargas conteinerizadas: 32,9 milhões de toneladas (+3,98%);
• Soja: 24,9 milhões de toneladas (+11,05%);
• Açúcar: 11,5 milhões de toneladas;
• Milho: 7,4 milhões de toneladas;
• Resíduos da extração de óleo de soja: 7,4 milhões de toneladas.
Segundo Tetsu Koike, o Porto de Santos representa um verdadeiro espelho da economia brasileira. “A roupa que estamos vestindo, os sapatos que usamos, o celular que a gente utiliza, tudo passa, direta ou indiretamente, pelo Porto de Santos. Ele é o local ideal para desenvolver a cultura da inovação portuária que vai influenciar todo o Brasil.”, enfatizou.
Perspectivas para 2026
A edição de Santos marca o fechamento de um ciclo nacional das Caravanas em 2025, consolidando um movimento permanente em favor da modernização do setor.
Para 2026, a expectativa já é de expansão da iniciativa. “A gente espera realizar mais quatro Caravanas até a metade do ano que vem. Será um ano diferente, com grandes eventos e eleições, por isso vamos concentrar essas edições mais cedo. Estamos juntos, todos pela inovação. A cadeia produtiva portuária precisa inovar, e estamos aqui para isso.”, finalizou.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
São Paulo Concurso de auditor fiscal SP: edital, vagas e salário
Geral Cadernos das provas discursivas do CNU 2025 já estão disponíveis
São Paulo Governo de São Paulo leva Poupatempo Móvel a Buritama e Piracaia a partir desta segunda (8)
São Paulo ‘Quando corro, minha deficiência é só um detalhe’, diz participante do Circuito Mais Mulher
São Paulo Caminho da Capacitação inicia último ciclo do ano em 13 municípios da Região Metropolitana de São Paulo
São Paulo Metrô registra 13,8 mil entradas de passageiros na primeira madrugada com operação 24 horas Mín. 18° Máx. 29°
Mín. 17° Máx. 21°
ChuvaMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas