A primeira madrugada de operação 24 horas nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata registrou a entrada de 13,8 mil passageiros, entre 0h e 4h40, com a oferta de 66 viagens realizadas no período.
A Linha 3-Vermelha registrou o maior movimento, com 7,5 mil embarques, seguida das linhas 2-Verde (3,8 mil) e 1-Azul (2,6 mil). Já a Linha 15-Prata – que teve operação atendida pelos ônibus gratuitos do sistema Paese, em razão de testes com trem da nova frota – não teve os dados de demanda computados nesta madrugada.
A iniciativa, em fase experimental, atende a uma demanda histórica de trabalhadores, turistas e frequentadores da vida noturna paulistana e será mantida todos os sábados, até fevereiro de 2026, enquanto o Metrô avalia demanda, custos operacionais e eventuais ajustes. As integrações com concessionárias e CPTM permanecem indisponíveis nesse horário.
As quatro linhas operadas pelo Metrô vão passar a funcionar 24 horas aos sábados. A iniciativa será feita em regime experimental, sempre de sábado para domingo, começando já neste dia 6 de dezembro e seguindo por todos os fins de semana até fevereiro de 2026 neste período de avaliação.
O objetivo é analisar a demanda potencial, a viabilidade técnica e operacional, bem como possíveis ajustes, para atender a uma antiga demanda de passageiros e turistas que apreciam as atrações da noite paulistana, bem como os trabalhadores de estabelecimentos que funcionam nesses horários.
A operação 24 horas vai permitir que os passageiros embarquem e desembarquem em todas as estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata ao longo da madrugada, sem a possibilidade de transferência para as demais linhas de metrô (operadas por concessionárias) e trem, que estarão fechadas.
Os trens irão circular da 0h às 4h40, com intervalos entre 20 e 30 minutos entre as composições, dependendo da necessidade. Excepcionalmente nos trechos da Linha 2-Verde entre as estações Vila Madalena e Clínicas e entre Sacomã e Vila Prudente, os trens vão operar por uma única via, nos dois sentidos (via singela). No restante da linha (Clínicas a Sacomã), bem como nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, a operação será pelas duas vias de circulação.
Já na Linha 15-Prata, neste primeiro fim de semana o atendimento de madrugada será feito por ônibus gratuito do sistema PAESE, devido aos testes com o trem da nova frota. Após o teste, a oferta será avaliada e poderá ser redimensionada para a atender a demanda do horário nos fins de semanas seguintes.
Neste período de funcionamento durante a madrugada, as bilheterias não funcionarão e o passageiro que não conta com cartões Bilhete Único ou TOP poderá adquirir seus bilhetes pelas máquinas de autoatendimento, Carteira Google ou WhatsApp (11 3888-2200). Nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, a entrada pode ser feita por meio de pagamento por aproximação, com cartões físicos de crédito e débito. Ao longo de dezembro essa opção será válida também nas linhas 2-Verde e 15-Prata.
São Paulo Concurso de auditor fiscal SP: edital, vagas e salário
Geral Cadernos das provas discursivas do CNU 2025 já estão disponíveis
São Paulo Governo de São Paulo leva Poupatempo Móvel a Buritama e Piracaia a partir desta segunda (8)
São Paulo ‘Quando corro, minha deficiência é só um detalhe’, diz participante do Circuito Mais Mulher
Portos e Aeroportos MPor leva Caravana da Inovação ao Porto de Santos
São Paulo Caminho da Capacitação inicia último ciclo do ano em 13 municípios da Região Metropolitana de São Paulo Mín. 18° Máx. 29°
Mín. 17° Máx. 21°
ChuvaMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas