A Polícia Militar ampliou a rede de proteção e apoio às mulheres na região de Ribeirão Preto com a inauguração da Cabine Lilás, programa voltado ao atendimento humanizado de vítimas de violência doméstica e familiar — seja física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial.
O serviço funciona no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) de Ribeirão Preto, no Jardim Independência, atendendo os 93 municípios que compõem a área do Comando de Policiamento do Interior 3.
Implementado originalmente na capital em março de 2023, o projeto passou neste ano a ser estendido para o interior. Cidades como São José do Rio Preto, Campinas, São José dos Campos, Bauru, Sorocaba, Piracicaba, Presidente Prudente e Santos já contam com a iniciativa.
Desde o início do programa, foram realizados 15,2 mil atendimentos em todo o estado, com 90 prisões em flagrante por descumprimento de medidas protetivas.
“Queremos que a vítima se sinta amparada e tenha coragem de denunciar o agressor. O serviço vem para centralizar toda a rede assistencial que ela precisa em um momento tão difícil. Os números mostram que cada vez mais elas confiam no trabalho da polícia”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves.
A Cabine Lilás reúne, em um único espaço, todas as iniciativas de combate à violência contra a mulher desenvolvidas pelo Governo de São Paulo.
O atendimento pode ser ofertado pelo operador ou solicitado diretamente pela vítima por meio do 190. Além do acionamento emergencial, ela recebe orientações sobre seus direitos e acesso a redes de apoio, como assistência jurídica gratuita, pensão alimentícia, guarda dos filhos, vagas em abrigos, auxílio-aluguel e serviços de saúde.
Ao ser transferida para esse espaço exclusivo, a vítima ganha privacidade e tempo para conversar, esclarecer dúvidas e receber instruções sobre como se proteger do agressor.
Para proporcionar mais acolhimento, o atendimento é realizado somente por policiais femininas, capacitadas em treinamento específico no Copom de São Paulo.
As vítimas também recebem orientação para baixar o aplicativo SP Mulher Segura, do Governo do Estado.
Entre as funcionalidades estão o registro de boletim de ocorrência, o acionamento do botão do pânico em casos de descumprimento de medidas protetivas e a solicitação de viaturas em situações de ameaça ou violência.
Além da Cabine Lilás e do aplicativo, o Estado conta atualmente com 142 Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) — sendo 18 com atendimento 24 horas — e 170 salas DDM instaladas em plantões policiais, onde o atendimento é feito por videoconferência por equipes especializadas.
São Paulo Previsão do tempo para quinta-feira (22), em SP: tempo firme predomina
São Paulo Crianças de centro de acolhimento visitam o restaurante Bom Prato em Campinas
Portos e Aeroportos Editais do primeiro bloco de leilões portuários de 2026 são publicados
São Paulo Governo de SP entrega 355 unidades habitacionais na região de Sorocaba
São Paulo Governo de SP disponibiliza ajuda humanitária aos municípios de Peruíbe e Itapecerica da Serra
Portos e Aeroportos Editais dos primeiro bloco de leilões portuários de 2026 são publicados Mín. 14° Máx. 21°
Mín. 12° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 23°
Chuvas esparsas