A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2926/19 , que proíbe os órgãos federais de apoio e fomento à pós-graduação e à pesquisa de cancelar, interromper, cortar ou reduzir os valores das bolsas concedidas até o término da sua vigência.
O objetivo é dar segurança e garantias aos professores e aos estudantes e à continuidade das pesquisas científicas durante o período previsto.
A proposta, do deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), foi aprovada por recomendação do relator, deputado Professor Alcides (PL-GO).
Conforme lembrou o relator, a proposição, quando apresentada, foi uma resposta ao Decreto 9.741/19 , que bloqueou recursos de bolsas de pós-graduação e pesquisa naquele ano. Ele observou que a prática pode se repetir.
“Cortes de recursos podem levar à interrupção ou à suspensão de estudos ou investigações laboratoriais, o que, além de prejudicar a pesquisa, é uma prática que paradoxalmente viola a economicidade”, afirmou Professor Alcides. “É oportuno que esses investimentos sejam protegidos, para que essas despesas não sejam contingenciadas”, concluiu.
Próximos passos
Também já aprovada pela então Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática , a proposta seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.
Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pelos deputados e pelos senadores.
Câmara Hugo Motta: solução para crises entre os Poderes está no diálogo
Câmara Comissão aprova mais recursos de loterias para entidades que atendem pessoas com deficiência
Câmara Comissão aprova projeto que permite envio de alertas de crimes a pessoas cadastradas
Câmara Congresso vota Lei de Diretrizes Orçamentárias nesta quinta-feira
Câmara Comissão aprova LDO de 2026 com prazo para execução de 65% das emendas parlamentares
Câmara Comissão aprova vínculo obrigatório de instrutor de trânsito a autoescola Mín. 14° Máx. 22°
Mín. 13° Máx. 30°
Tempo limpoMín. 14° Máx. 32°
Tempo limpo