A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) dá início nesta semana a mais uma etapa do projeto “Olhar o Futuro SP”, que tem como objetivo levar atendimento oftalmológico e óculos de forma gratuita para cerca de 13 mil alunos da rede estadual. A ação é uma parceria da Educação com a ONG Renovatio.
Nesta quarta-feira (3) foram contemplados pela iniciativa os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Rita Júlia, na zona leste da capital. “Essa ação é importante porque ela apoia crianças que precisam eliminar barreiras no processo de aprendizagem, neste caso os distúrbios da visão. Trabalha também a autoestima, porque após os exames os alunos puderam escolher qual armação mais gostavam, então eles saíram daqui muito animados”, destaca a supervisora da unidade escolar, professora Vanessa Moreira Mamedio.
Cerca de 50 alunos receberam as novas armações e lentes nesta quarta-feira (3), entre eles a estudante Lais Benitez Fernandes, de 10 anos de idade, aluna do 5º ano do Ensino Fundamental. Ela contou como a falta dos óculos estava atrapalhando o seu dia a dia dentro e fora da escola: “Eu sempre tive dificuldade para enxergar, era difícil ver televisão, ler a lousa. Mas agora que eu recebi os óculos facilitou muito, eu fiquei muito feliz”.
Maria Helena Fernandes é avó da estudante e relatou como já havia notado a dificuldade da neta para enxergar e como o projeto foi importante para solucionar a barreira da estudante para o desenvolvimento escolar: “Eu estava preocupada, a professora já tinha dito que ela estava com dificuldade para ver o quadro, trocou ela de lugar e mesmo assim não ajudou. Ela sempre falava que não estava enxergando, mas eu sou aposentada, a minha filha é mãe solo, não dava para comprar agora. Quando ela chegou em casa falando que iria ganhar os óculos, nossa, eu nem acreditei”, conta a avó, emocionada.

O projeto receberá investimentos de R$7 milhões e tem como objetivo facilitar o acesso à saúde ocular dentro das escolas, favorecendo o aprendizado e a permanência dos estudantes em sala de aula.
Até o final deste ano letivo, serão entregues os primeiros 450 óculos do projeto, contemplando quatro escolas que concluíram as três etapas — triagem, consultas oftalmológicas e entrega dos óculos.
Para 2026, está prevista a ampliação das ações. Em 66 escolas haverá as três etapas — triagem, consultas e entrega dos óculos — e em outras 87 unidades que já passaram pela triagem neste ano, os alunos serão destinados às consultas oftalmológicas e receberão os óculos.
São Paulo Unesp ocupa quarta posição entre instituições da América Latina
São Paulo Saiba como acionar a rede de proteção do Governo de SP em caso de violência contra mulher
São Paulo USP é a melhor universidade da América Latina, segundo ranking britânico
São Paulo Governo de SP entrega 24 botes de resgate da Defesa Civil para emergência em áreas alagadas
São Paulo Veja as 50 cidades campeãs de emprego em outubro e no ano
São Paulo Polícia de São Paulo faz operação contra rede prestadora de serviços de lavagem de dinheiro do crime organizado Mín. 14° Máx. 22°
Mín. 13° Máx. 30°
Tempo limpoMín. 14° Máx. 32°
Tempo limpo