A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 348/25, que suspende alterações nas regras de concessão do seguro-defeso – seguro-desemprego para pescadores profissionais artesanais durante o período de reprodução dos peixes (defeso).
As alterações foram feitas pelo Decreto 12.527/25 . Entre as mudanças, estão a exigência de comprovação do exercício ininterrupto da atividade pesqueira e a atualização cadastral no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP).
O autor da proposta que suspende o decreto, deputado Silas Câmara (Republicanos-AM), afirmou que as alterações geram prejuízos aos pescadores inscritos no RGP, como o local de obter a carteira profissional e a retirada de benefícios previdenciários ou assistenciais de natureza continuada, "direitos conseguidos por muita luta".
Silas Câmara criticou também a homologação do registro profissional pelas prefeituras. "Será um grande erro, sendo notório que os municípios não têm efetivo suficiente para atender esses profissionais", afirmou.
Para o relator, deputado Albuquerque (Republicanos-RR), a norma impõe severos riscos de restrição indevida de direitos, afrontando o princípio da legalidade e configurando potencial retrocesso social contra trabalhadores em situação de vulnerabilidade econômica.
"Os pescadores profissionais artesanais dependem do seguro-defeso como instrumento de proteção social e alimentar durante o período obrigatório de paralisação das atividades de pesca para preservação ambiental", argumentou. Assim, segundo Albuquerque, qualquer medida que comprometa a continuidade desse benefício impacta diretamente a subsistência de famílias e comunidades inteiras que vivem da pesca.
Próximos passos
A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, depois, seguirá para o Plenário. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Câmara Comissão de Cultura aprova exigência de descentralização dos investimentos feitos via Lei Rouanet
Câmara Comissão aprova obrigatoriedade de álcool em gel e cartazes sobre higiene em hospitais
Câmara Comissão aprova reduzir carga horária de agente de saúde para 30 horas semanais
Câmara Comissão aprova criação de plataforma nacional com dados de alunos da educação básica
Câmara Comissão aprova obrigatoriedade de infraestrutura adequada em escolas públicas
Câmara Comissão aprova obrigatoriedade de protetores auriculares para alunos autistas em escolas Mín. 18° Máx. 32°
Mín. 14° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 19°
Chuvas esparsas