A Câmara dos Deputados concluiu a votação da Medida Provisória 1308/25, que cria a licença ambiental especial (LAE) para empreendimentos considerados estratégicos pelo governo federal. O texto será enviado ao Senado.
A MP substitui trecho vetado do projeto de lei sobre licenciamento ambiental (PL 2159/21) devido ao fato de a versão vetada prever que esse tipo de licença teria somente uma fase de análise (monofásica).
O texto do relator, deputado Zé Vitor (PL-MG), também altera a recente lei sobre licenciamento ambiental para incluir casos em que não será permitido o uso da Licença por Adesão e Compromisso (LAC).
Audiência pública
O Plenário aprovou destaque do MDB e retirou do texto a previsão de financiamento, por parte do empreendedor, de assessoria técnica às comunidades atingidas pelo empreendimento para atuar durante todas as fases do processo de participação no licenciamento ambiental especial.
Outro destaque, da Federação Psol-Rede, foi rejeitado. Esse destaque pretendia retirar do texto trecho que considera estratégicas as obras em rodovias preexistentes (ligando capitais por exemplo), com prazo para análise da LAE.
Mais informações em instantes
Câmara Comissão aprova projeto que permite envio de alertas de crimes a pessoas cadastradas
Câmara Congresso vota Lei de Diretrizes Orçamentárias nesta quinta-feira
Câmara Comissão aprova LDO de 2026 com prazo para execução de 65% das emendas parlamentares
Câmara Comissão aprova vínculo obrigatório de instrutor de trânsito a autoescola
Câmara Comissão Mista de Orçamento aprova relatório preliminar do Orçamento de 2026
Câmara Conselho de Ética abre dois processos disciplinares contra o deputado André Janones Mín. 14° Máx. 22°
Mín. 13° Máx. 30°
Tempo limpoMín. 14° Máx. 32°
Tempo limpo