Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (25), o senador Izalci Lucas (PL-DF) defendeu a anistia para o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está preso. Ele declarou que "agora chegou o momento para que o Congresso faça o seu trabalho e coloque a anistia em pauta".
Izalci protestou contra a decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes, tomada no último final de semana, que determinou a prisão preventiva de Bolsonaro — que até então estava em prisão domiciliar. O senador disse que a decisão foi arbitrária e tem o objetivo de impedir que o ex-presidente participe da eleição de 2026.
— Não bastava Bolsonaro estar em prisão domiciliar há mais de 100 dias, sem acesso às redes sociais, sem poder dar entrevista, sem poder se comunicar com o Brasil. O ministro Alexandre de Moraes não estava satisfeito: usou um vídeo do senador Flávio Bolsonaro chamando a população para uma vigília, um ato religioso e também pacífico, como justificativa para uma prisão preventiva. O ministro disse, em sua decisão, que uma organização criminosa estava querendo reunir pessoas para uma possível obstrução ou ajuda na fuga do presidente Bolsonaro — afirmou.
No sábado passado, também se verificou que Bolsonaro havia tentado romper sua tornozeleira eletrônica — fato que também foi citado na decisão de Moraes.
— Agora chegou o momento para que o Congresso faça o seu trabalho e coloque a anistia em pauta. Agora é hora de votarmos a anistia ampla e irrestrita na Câmara e, chegando aqui, ao Senado, que a gente a vote com urgência. Essa é uma pauta de extrema importância para o Brasil: manter o Estado Democrático de Direito, lembrando que a anistia é para tirar todas as decisões arbitrárias que foram tomadas pela narrativa que foi criada pelo possível golpe de Estado — disse Izalci.
Senado Federal Moro defende regras mais duras para soltura de presos em audiências de custódia
Senado Federal Debate ressalta papel do agronegócio no mercado de carbono do país
Senado Federal Girão aponta lobby e diz que governo Lula favorece laboratório
Senado Federal Aposentadoria especial para agentes de saúde é aprovada pelo Senado
Senado Federal Sancionado com vetos novo marco regulatório do setor elétrico
Senado Federal Cleitinho defende votação da anistia e de projetos de interesse da população Mín. 15° Máx. 27°
Mín. 12° Máx. 25°
Parcialmente nubladoMín. 14° Máx. 29°
Parcialmente nublado