Em pronunciamento no Plenário, a senadora Teresa Leitão (PT-PE) celebrou a sanção da lei que zera o Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais. A previsão, disse a senadora, é de que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva sancionará a lei nesta quarta-feira (26). Ela destacou que a medida representa uma vitória da justiça tributária e cumpre a promessa de campanha de incluir os pobres no Orçamento e taxar os super-ricos.
Segundo a senadora, a isenção beneficiará diretamente categorias essenciais, como professores, enfermeiros e agentes de saúde, ampliando o poder de compra e reduzindo o endividamento. Teresa Leitão também ressaltou que, somando o novo público aos já beneficiados desde 2023, cerca de 20 milhões de cidadãos deixarão de pagar o imposto.
— Estamos marcando a história, com a defesa dos direitos da classe trabalhadora, e rompendo com os privilégios que comprometem o seu futuro. Vamos inaugurar, a partir de 2026, uma nova fase para as famílias brasileiras — afirmou.
Além da pauta tributária, a parlamentar apontou o fim da jornada de trabalho 6x1 como o próximo desafio para a redução das desigualdades no país. Citando dados que mostram a jornada de trabalho no Brasil como muito superior às de nações europeias, ela argumentou que o tempo livre é um recurso escasso e mal distribuído.
— Precisamos acabar com essa escala desumana de trabalho e, é claro, sem reduzir salários. Queremos ser um país com relações de trabalho e relações sociais mais justas, humanas e sustentáveis para todas as pessoas — afirmou Teresa Leitão.
Lurya Rocha, sob supervisão de Patrícia Oliveira.
Senado Federal Moro defende regras mais duras para soltura de presos em audiências de custódia
Senado Federal Debate ressalta papel do agronegócio no mercado de carbono do país
Senado Federal Girão aponta lobby e diz que governo Lula favorece laboratório
Senado Federal Aposentadoria especial para agentes de saúde é aprovada pelo Senado
Senado Federal Sancionado com vetos novo marco regulatório do setor elétrico
Senado Federal Cleitinho defende votação da anistia e de projetos de interesse da população Mín. 15° Máx. 27°
Mín. 12° Máx. 25°
Parcialmente nubladoMín. 14° Máx. 29°
Parcialmente nublado