O Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano apreendeu 22 pássaros silvestres — sendo 17 coleirinhas, três bigodinhos, um tico-tico e um tizil — durante patrulhamento na região do Raffo na última terça-feira (18/11). Horas depois, a equipe também realizou a soltura de um carcará reabilitado em área de mata próxima ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras-SP), onde as aves apreendidas foram encaminhadas.
As duas ocorrências foram registradas com poucas horas de diferença e evidenciam a atuação preventiva, fiscalizatória e de proteção da fauna desempenhada pelo GPA, tanto no combate ao tráfico de animais quanto no apoio à reintegração de espécies ao ambiente natural.
A primeira ação ocorreu às 13h10, na rua Joel Gomes Barbosa. Durante o patrulhamento, a equipe avistou várias gaiolas com aves na garagem de uma residência. Os agentes retornaram para averiguar a situação e foram recebidos pelo proprietário, que autorizou a entrada.
Questionado sobre a documentação obrigatória para criação das espécies, o morador não apresentou nenhuma comprovação. Ao todo, 22 pássaros silvestres foram encontrados no local.
Diante do flagrante, o responsável foi enquadrado no artigo 29 da Lei Federal 9.605/98, que trata de crimes contra a fauna. Ele foi conduzido à Delegacia de Crimes Contra o Meio Ambiente (Dicma), em Mogi das Cruzes, e ficou à disposição da Justiça. As aves foram encaminhadas ao Cetras-SP, onde receberam manejo adequado e atendimento especializado.
Durante o atendimento, a equipe foi acionada pelo centro de triagem para realizar a soltura de um carcará que havia passado por processo de reabilitação. A ave foi levada a uma área de mata na região do Parque Ecológico do Tietê, na zona leste de São Paulo, onde foi reintegrada ao habitat natural.
“O trabalho do GPA é fundamental para combater o comércio ilegal de animais e garantir que a fauna nativa receba o tratamento adequado. Ao apreender espécies mantidas irregularmente e apoiar a soltura de animais reabilitados, reforçamos nosso compromisso com a preservação ambiental e a proteção da vida silvestre”, afirmou o secretário municipal de Segurança Cidadã, Francisco Balbino.
A GCM reforça que denúncias anônimas sobre crimes ambientais podem ser feitas pelos telefones 153 e (11) 4746-3297.
Clínica Terapêutica Vigilância Sanitária interdita clínica terapêutica irregular em ação conjunta
Fatec Estado reforça investimentos em Suzano; Fatec será inaugurada em março e abre caminho para grandes entregas
Praças Públicas Suzano incentiva participação de empresas na conservação de praças públicas
Complexo Viário Em dia histórico, governador lança obras de novo complexo viário em Suzano
Complexo Viário Governador vem a Suzano para lançamento oficial das obras do Complexo Viário do Alto Tietê
Concurso Público Inscrições para concurso público com 41 funções terminam nesta quinta-feira Mín. 18° Máx. 32°
Mín. 17° Máx. 22°
ChuvaMín. 14° Máx. 18°
Chuvas esparsas