MOGI DAS CRUZES — A cidade conquistou um avanço inédito no setor rural: duas Cadeias Produtivas Locais (CPLs) foram aprovadas pelo SP Produz, programa do Governo do Estado de São Paulo, possibilitando a captação de até R$ 1,5 milhão em investimentos — R$ 750 mil para cada cadeia, sem custo para o município.
As CPLs aprovadas são Fungicultura e Leite. Ambas avançam agora para a fase de assinatura de contrato e demais trâmites administrativos para habilitação dos recursos. A execução dos projetos está prevista para começar em 2026 e pode se estender até 2027, com prazo total de até 24 meses.
Resultado histórico para a cidade
O secretário de Agricultura e Segurança Alimentar, Renato Abdo, destacou que esta é a primeira vez que grupos de produtores de Mogi conseguem aprovação no programa.
“A gestão Mara Bertaiolli conseguiu um feito histórico para a nossa cidade. É a primeira vez que temos grupos de produtores participando e sendo aprovados no SP Produz. Três avançaram para a primeira fase e duas foram habilitadas no processo final. É um salto histórico para o setor agrícola de Mogi”, afirmou Abdo.
Ele ressaltou que o resultado foi fruto de uma mobilização técnica envolvendo equipes da secretaria, Sebrae-SP, Sindicato Rural e CATI, coordenadas pela prefeita Mara.
“É uma conquista conjunta, construída ao longo de meses com reuniões técnicas, diálogo direto com produtores e planejamento específico para cada cadeia produtiva. O SP Produz vai permitir que as nossas cadeias tenham acesso a inovação, tecnologia e novos mercados”, completou.
Transformação no campo
A secretária-adjunta Mariana Fraga reforçou que o modelo de organização em CPLs representa um avanço significativo para o desenvolvimento rural.
“Estamos fortalecendo redes colaborativas que ampliam competitividade e sustentabilidade. É um movimento de mudança cultural, que une inovação, gestão e responsabilidade social”, destacou.
Próximas etapas
O Sindicato Rural, entidade gestora das CPLs classificadas, será o responsável pelos trâmites para recebimento dos recursos, como abertura de conta específica e formalização de contratos. A expectativa é que a liberação aconteça ainda este ano.
Sobre o SP Produz
O Programa Estadual de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Locais — SP Produz, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, tem como objetivo fortalecer arranjos produtivos regionais por meio de inovação, cooperação entre produtores e redução de custos, impulsionando o desenvolvimento econômico.