As ações de combate ao mosquito da dengue em Ferraz de Vasconcelos avançam nesta semana no Jardim Primavera. Na manhã desta terça-feira (18), agentes de combate às endemias (ACEs) percorreram diversas ruas do bairro, levando orientações de prevenção, distribuindo materiais informativos e vistoriando quintais — mediante autorização dos moradores.
A iniciativa dá continuidade às ações da Semana do Dia D de Combate à Dengue, quando o Jardim São Lázaro recebeu a primeira frente de trabalho das equipes de saúde.
Cuidados reforçados e fiscalização de possíveis criadouros
Segundo a agente Meirilene, as equipes orientam sobre cuidados com pratinhos de plantas, caixas d’água e vistoriam imóveis desalugados, que podem se transformar em criadouros do mosquito. Os agentes trabalharam em duplas para alcançar o maior número de residências.
“Precisa por ser extremamente necessária esta ação nesta época do ano” — Nair, moradora.
Moradores aprovam a iniciativa
O morador Vágner elogiou a ação, destacando a importância das orientações e da entrega de folhetos informativos. Já a moradora Nair reforçou a necessidade da operação devido ao aumento dos riscos no período de chuvas.
Monitoramento da densidade larvária
Além das visitas às residências, os ACEs realizam o trabalho de densidade larvária, que mede a quantidade de larvas do mosquito da dengue em diferentes regiões da cidade. O levantamento ocorre quatro vezes ao ano e orienta o planejamento das equipes, intensificando ações preventivas conforme os índices observados.