As inscrições do processo seletivo que tem como objetivo a seleção de candidatos à matrícula inicial em 1.500 vagas regulares nos cursos de graduação da USP com base nos resultados obtidos no Enem 2025 começam às 12h desta segunda-feira (24) e vão até as 12h de 19 de dezembro.
Estudantes que já concluíram ou que venham a concluir no ano letivo de 2025 curso de Ensino Médio ou equivalente, bem como os portadores de diploma de curso superior oficial e reconhecido, devidamente registrado, que tenham se submetido às provas do Enem referente ao ano de 2025 na condição de candidatos.
As provas do Enem, seu calendário, bem como seus programas, formato, conteúdo e critérios de pontuação são de responsabilidade do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep).
Do total de 1.500 vagas no Enem-USP , 684 vagas serão reservadas para candidatos na modalidade de Ampla Concorrência, 512 para estudantes EP e 304 para estudantes PPI.
Todos os candidatos inscritos concorrerão às vagas de Ampla Concorrência (AC). No ato da inscrição, o candidato deverá informar se também concorrerá às vagas destinadas às Políticas de Ações Afirmativas: EP-L1, EP-L3, PPI-L2 ou PPI-L4.
AC – Ampla concorrência
Vagas para todos os candidatos, sem exigência de nenhum outro pré-requisito.
EP-L1 -Escola pública
Vagas destinadas aos candidatos, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras.
EP-L3 – Escola pública
Vagas destinadas aos candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras.
PPI-L2 – Pretos, pardos e indígenas
Vagas destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras.
PPI-L4 – Pretos, pardos e indígenas
Vagas destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras.
A inscrição é feita pela internet no site da Fuvest. Para se registrar, o candidato deve informar:
O valor da taxa de inscrição é de R$ 11. Ao término da inscrição pelo site, é gerado um boleto que deve ser pago até o dia do vencimento na rede bancária. Não será possível o pagamento da taxa após o vencimento do boleto.
Ficam isentos do pagamento da taxa:
A Fuvest divulga as listas de convocados (chamadas) para ocupar as vagas em todos os cursos na área do candidato do site da Fuvest. São 3 chamadas regulares além das chamadas da Lista de Espera. O candidato deve acompanhar as chamadas e estar atento às datas de matrícula.
A Lista de Espera destina-se ao preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas após as 3 chamadas regulares.
O candidato classificado e não matriculado poderá manifestar interesse em participar da Lista de Espera na área do candidato do site da Fuvest .
Para garantir a vaga, é necessário realizar obrigatoriamente a primeira etapa de Pré-Matrícula Virtual e a segunda etapa de Efetivação de Matrícula Virtual, que acontecem em momentos diferentes.
São Paulo SP amplia número de Estâncias Turísticas para 78 e encaminha projeto para votação na Alesp
São Paulo Iamspe prorroga prazo de recadastramento até 31 de dezembro
São Paulo Com estoques em alerta, Pró-Sangue promove semana especial de doação em SP
São Paulo Saiba quais são os cursos mais concorridos do Vestibulinho das Etecs
Portos e Aeroportos Brasil ultrapassa marca de 100 milhões de passageiros nos aeroportos do país no acumulado do ano
São Paulo Fuvest 2026: 1ª fase tem abstenção de 9%; confira gabarito Mín. 15° Máx. 18°
Mín. 13° Máx. 24°
Tempo limpoMín. 12° Máx. 24°
Tempo limpo