A prova da primeira fase da Fuvest 2026, vestibular para ingresso nos cursos de graduação da USP, acontece no domingo (23). O número de inscritos é de 98.520 candidatos e 12.960 treineiros, estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, totalizando 111.480 pessoas. O vestibulando deve consultar o local de prova na área do candidato no site da Fuvest neste link .
Para ter uma ideia do desempenho na prova, é possível acompanhar a correção feita pelos professores do curso pré-vestibular MedEnsina , mantido por alunos da Faculdade de Medicina da USP. A previsão é que a transmissão comece às 20 horas, mas o horário pode variar conforme a liberação do gabarito pela Fuvest. Pela Rádio USP, basta acessar a transmissão ao vivo pela internet clicando aqui ou sintonizar em São Paulo a frequência 93,7 FM, e em Ribeirão Preto 107,9 FM. Para conferir a correção pelo YouTube, é possível se inscrever no Canal USP neste link , ativar o ícone do sininho ou o lembrete abaixo do vídeo da live para ser avisado assim que tiver início.
O diretor-executivo da Fuvest, Gustavo Monaco, destaca que os vestibulandos devem ter atenção às mudanças implementadas no vestibular deste ano: as provas compostas de questões que conectam conhecimentos de diferentes áreas; a lista de leituras obrigatórias formada somente por mulheres autoras de língua portuguesa; e a possibilidade de o candidato escolher uma entre duas propostas de redação: a primeira, sempre de natureza dissertativo-argumentativa e a segunda, de natureza narrativa.
Para dar uma ideia de como será a prova, a Fuvest realizou em outubro um simulado presencial, reunindo 7.926 candidatos. Assim como no vestibular oficial, os participantes responderam a 90 questões inéditas de múltipla escolha, estruturadas para refletir as mudanças recentes no Programa do Vestibular, agora mais interdisciplinar, com perguntas que articulam diferentes áreas do conhecimento e reforçam a cobrança direta de filosofia, sociologia, artes e educação física. Os simulados e gabaritos estão disponíveis para consulta on-line nestes links: Simulado – Prova S1 , Simulado – Prova S2 , Simulado – Prova S3 , Simulado – Prova S4 e Simulado – Gabarito .
Para a realização da prova, é obrigatória a apresentação de documento de identidade original com foto e a utilização de caneta esferográfica transparente de tinta preta ou azul. Itens como lápis, lapiseira, borracha, apontador e régua transparente. Garrafa de água e alimentos leves também são permitidos.
Os candidatos estão proibidos de utilizar ou manipular, em qualquer área do prédio, aparelhos celulares ou qualquer outro tipo de equipamento. Os relógios não poderão ser usados em hipótese nenhuma. A Fuvest informará aos candidatos o tempo restante para o final do exame.
A prova terá 90 questões de múltipla escolha distribuídas entre as disciplinas de Arte, Educação Física, Inglês, Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Filosofia e Sociologia (algumas interdisciplinares).
A Fuvest recomenda alguns cuidados para se preparar para a prova, já que o período costuma trazer ansiedade, expectativas e muita coisa acontecendo ao mesmo tempo.
Na seleção pelo vestibular 2026, são oferecidas pela USP 8.147 vagas, das quais 4.888 são reservadas para candidatos na modalidade Ampla Concorrência; 2.053 vagas para candidatos egressos da escola pública (EP); e 1.206 para pessoas egressas de escolas públicas autodeclaradas negras, de cor preta ou parda e indígenas (EP/PPI).
A relação candidato/vaga do Vestibular 2026 revela que as carreiras da área da saúde seguem entre as mais desejadas pelos vestibulandos. Medicina continua sendo o curso mais concorrido, com 90,7 candidatos por vaga, mantendo uma larga vantagem em relação às demais opções. A relação completa está disponível neste link .
Os 10 cursos com maior número de candidatos por vaga (C/V) na Fuvest 2026:
Os 10 cursos com menor número de candidatos por vaga (C/V) na Fuvest 2026:
Calendário do vestibular da Fuvest 2026
Sobre o MedEnsina
O MedEnsina, que fará a correção da prova de domingo pela Rádio USP e pelo Canal USP, é um curso pré-vestibular gratuito, criado em 2002 pelos alunos da Faculdade de Medicina da USP com a ajuda do professor titular Paulo Saldiva. Confira o site ( www.medensina.com ) e siga o cursinho no Facebook ou Instagram .
Para saber mais sobre o vestibular da Fuvest, acesse www.fuvest.br/vestibular-da-usp
São Paulo Como funciona a delegacia que investiga casos de racismo em SP e quando procurar ajuda
São Paulo Cão farejador da PM encontra ‘casa bomba’ com 130 quilos de drogas em Paraisópolis
São Paulo Com apoio do Governo de SP, nova plataforma ‘Bebida Legal’ reforça segurança e combate falsificação
São Paulo InvestSP amplia cooperação econômica entre São Paulo e Coreia do Sul
São Paulo Governo de SP entrega chaves da casa própria a mais de 70 famílias de Presidente Venceslau pelo programa Casa Paulista
São Paulo Barragens de Pedreira e Duas Pontes atingem 47% e 58% de execução e fortalecem a segurança hídrica em SP Mín. 13° Máx. 27°
Mín. 12° Máx. 24°
Parcialmente nubladoMín. 10° Máx. 31°
Tempo limpo