A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados realiza na terça-feira (25) audiência pública para discutir a criação, pelo Ministério do Trabalho e Emprego, de núcleos de mediação de conflitos trabalhistas.
A reunião será realizada no plenário 12, às 16 horas.
O debate atende a pedido do deputado Leonardo Monteiro (PT-MG). Segundo ele, a proposta busca reforçar o papel do ministério na mediação e na prevenção de conflitos individuais, oferecendo um serviço gratuito para trabalhadores que hoje não dispõem de instrumentos eficazes de resolução de disputas fora da Justiça.
Leonardo Monteiro afirma que os núcleos, previstos para serem instalados nas Superintendências Regionais do Trabalho, contribuirão para a prevenção de litígios e para a pacificação social.
“A urgência se revela diante da sobrecarga da Justiça do Trabalho, que atualmente acumula mais de 5 milhões de processos em tramitação e recebe cerca de 4 milhões de novas ações anualmente, com tempo médio de julgamento que pode variar de 2 a 5 anos”, comenta o parlamentar.
Monteiro acrescenta que a mediação trabalhista pode encerrar conflitos em sessões únicas de até 60 minutos, oferecendo soluções mais rápidas e econômicas.
Câmara Comissão debate direitos e desafios enfrentados pelas pessoas ostomizadas
Câmara Comissão aprova projeto que restringe acareações em crimes cometidos com violência contra a mulher
Câmara Comissão aprova CEP rural para facilitar localização de propriedades no campo
Câmara Comissão debate impacto escolar da falta de laudo adequado sobre neurodesenvolvimento de crianças
Câmara Comissão debate reflexos da reforma administrativa no serviço público
Câmara Motta critica governo por se opor à votação do marco legal contra crime organizado Mín. 13° Máx. 27°
Mín. 12° Máx. 24°
Parcialmente nubladoMín. 10° Máx. 31°
Tempo limpo