A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta terça-feira (18) o projeto de lei que prevê a atuação do Serviço Social nos hospitais públicos.
O objetivo é orientar os segurados da Previdência Social quanto a seus direitos relacionados aos benefícios por incapacidade.
O PL 3.898/2023 , da Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável do senador Dr. Hiran (PP-RR) e segue agora para sanção presidencial.
O texto acrescenta essa atribuição dos assistentes sociais à Lei de Benefícios da Previdência Social ( Lei 8.213, de 1991 ).
A norma prevê que o serviço social tem a atribuição de esclarecer junto aos beneficiários seus direitos sociais e os meios de exercê-los. E também estabelecer de forma conjunta o processo de solução dos problemas que emergirem da sua relação com a Previdência Social. A proposta é de autoria do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).
O texto seguiu para apreciação do Plenário após ter sido aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) em maio.
Discussão
Dr. Hiran destacou que o projeto tem a finalidade de auxiliar aquelas pessoas que sofrem algum tipo de acidente incapacitante e que, às vezes, não tem nenhuma orientação quanto aos seus direitos previdenciários.
A emenda de redação apresentada pelo relator estabelece que a presença do Serviço Social nos hospitais não será limitada a orientar os segurados quanto aos direitos aos benefícios por incapacidade. De acordo com o relator, a atuação de assistentes sociais na área da saúde deverá ser a mais abrangente possível.
A emenda foi apresentada a partir de entendimento entre Dr. Hiran e o líder do governo, Jaques Wagner (PT-BA).
Senado Federal Cleitinho critica Justiça pela possibilidade de Bolsonaro cumprir pena na Papuda
Senado Federal Laércio homenageia 64 anos de fundação do Banco do Estado do Sergipe
Senado Federal Izalci Lucas defende educação profissional para reduzir a violência no país
Senado Federal Transformação de cargos no TRT do Mato Grosso vai à sanção
Senado Federal Plenário aprova voto de censura a chanceler alemão
Senado Federal Projeto de incentivo à sustentabilidade na indústria química vai à sanção Mín. 15° Máx. 30°
Mín. 11° Máx. 24°
Parcialmente nubladoMín. 10° Máx. 26°
Tempo limpo