O final do ano está se aproximando, mas ainda dá tempo de fazer um curso profissionalizante e começar 2026 mais qualificado. O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), oferece 3.210 vagas para cursos remotos e gratuitos na área de gestão e negócios em todo o estado de São Paulo. Os interessados devem se inscrever pelo Portal Trampolim.
As aulas são ao vivo e divididas em dois turnos (matutino e noturno) e serão promovidas por professores da Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT). São sete opções de cursos disponíveis, com carga horária de 80h:
As vagas estão distribuídas entre duas modalidades: Novo Emprego, voltado a jovens e adultos entre 25 e 59 anos que desejam se qualificar em uma nova área ou iniciar uma nova carreira; e Meu Primeiro Emprego, direcionado a jovens de 16 a 24 anos que buscam a sua primeira oportunidade no mercado de trabalho.
A escolha dos cursos foi realizada após análises das demandas de mercado em todo o território estadual. O objetivo é fazer a conexão entre aprendizado e empregabilidade, oferecendo treinamento em segmentos em que há vagas abertas.
Basta acessar o www.trampolim.sp.gov.br , fazer o login na sua conta gov.br e escolher o curso desejado. Podem participar candidatos alfabetizados, domiciliados no estado de São Paulo e com idade compatível com a modalidade escolhida.
Caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas, serão priorizadas pessoas menores de idade, com deficiência, desempregadas e com baixa renda.
As aulas têm previsão de início para 1º de dezembro. Para receber o certificado, o aluno deve ter ao menos 75% de presença nas aulas do curso.
Serviço
Inscrições para cursos profissionalizantes
Formato: remoto com aulas ao vivo
Inscrições: até 23 de novembro
Início das aulas: 1º de dezembro
São Paulo Oitocentas toneladas de lixo acabam todos os meses nas redes e estações de esgoto em SP
Portos e Aeroportos MPor debate responsabilidade social e proteção à infância durante COP30 em Belém
São Paulo Temporada de Cruzeiros deve movimentar R$ 2,5 bilhões no Estado de SP
São Paulo SP promove seminário para debater segurança alimentar e políticas de combate à fome
São Paulo IPVA 2026: veja datas de pagamento e como obter desconto
Geral CNU 2025: 46,06% dos aprovados para 2ª fase concorrem por cotas Mín. 18° Máx. 24°
Mín. 17° Máx. 29°
ChuvaMín. 12° Máx. 24°
Tempo limpo