Para celebrar 25 anos de atuação no combate à fome no estado de São Paulo, o Programa Bom Prato promove, ao longo de novembro, o “Chef em Ação”, que reúne cozinheiros das unidades para criar novas receitas e cardápios especiais. Três cardápios finalistas serão escolhidos e servidos na comemoração de aniversário do programa, em dezembro.
Para participar do concurso, as 29 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) responsáveis por gerenciar as unidades do programa selecionaram um cozinheiro representante, que será responsável por apresentar uma sugestão de cardápio completo, composto por prato principal, guarnição e salada – seguindo os padrões de qualidade e nutrição que são marcas registradas do programa. Todos os participantes receberão certificado e medalha de participação.
Durante as etapas do concurso, o cardápio será julgado nos seguintes critérios técnicos: conformidade com boas práticas de fabricação, apresentação visual dos pratos, sabor e textura, equilíbrio nutricional, viabilidade de execução, inovação e organização do trabalho em equipe durante a preparação do cardápio.
O concurso, que decidirá os cardápios vencedores, será realizado em três etapas eliminatórias. A primeira etapa foi a avaliação técnica inicial. Nesse primeiro passo, os chefs selecionados enviaram as sugestões que desenvolveram, nas quais foram consideradas a combinação, coloração, textura e adequação aos ingredientes para a data comemorativa.
A segunda etapa, iniciada na segunda-feira (10), realizará a avaliação por registros visuais, em que cada um dos 15 cozinheiro, selecionados na primeira fase, enviarão fotos e vídeos das preparações e da apresentação final do cardápio elaborado. Além disso, uma equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS) comparecerá às unidades para realizar as degustações que decidirão os cinco cozinheiros que passarão para a próxima fase do concurso.
Na última e mais importante etapa, no dia 29 de novembro, ocorrerá a avaliação presencial. Os finalistas vão preparar e apresentar seus cardápios à equipe técnica da Diretoria de Combate à Fome (DICOF), área responsável pelo Programa Bom Prato, além dos cinco jurados convidados pela SEDS. O cozinheiro com melhor desempenho será o primeiro colocado, e assim seguirá sucessivamente. Os três cozinheiros responsáveis pelos cardápios vencedores receberão um prêmio personalizado, certificado especial de reconhecimento e uma medalha correspondente à sua colocação no concurso.
Os três cardápios finalistas serão enviados às unidades do programa como opções para os almoços comemorativos de 25 anos, que serão servidos em todas as unidades do Bom Prato.
Além de escolher os três cardápios vencedores, o concurso busca valorizar o trabalho dos cozinheiros do Bom Prato, incentivar a inovação nas preparações e aprimorar continuamente a qualidade do programa.
Atualmente, o programa conta com 71 unidades fixas, quatro refeitórios e 44 caminhões que atendem em 48 pontos de atendimento do Bom Prato Móvel, totalizando 123 localidades em 42 municípios. Somente nesta gestão, foram entregues 23 novas unidades, sendo 19 caminhões do BPM e quatro refeitórios.
A alimentação oferecida no Bom Prato é subsidiada pelo Governo do Estado de São Paulo, aumentando a oferta de comida acessível e nutritiva à comunidade. As refeições são balanceadas e oferecem além do arroz e do feijão, uma salada, uma proteína, uma fruta e uma bebida, ao preço simbólico de R$ 1,00.
Em alguns pontos de atendimento também são servidos o jantar (ao mesmo preço do almoço), e o café da manhã, adquirido por R$ 0,50.
Os pontos de atendimento podem ser consultados na página do programa, no link https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/acoes-de-protecao-social/programa-bom-prato/
São Paulo Plantio de 30 mil árvores pela CDHU reforça contribuição de São Paulo às metas globais de sustentabilidade
Geral Polícia Civil do RJ vai devolver 1.600 celulares recuperados aos donos
São Paulo Defesa Civil alerta para chuvas fortes, raios e ventos de mais de 70 km/h a partir de domingo (16) em SP
Geral CNU2: divulgados no DOU editais de convocação para próximas etapas
São Paulo Finalistas regionais se enfrentam para definir campeão geral da Copa das Comunidades
São Paulo Para garantir qualidade, Sabesp forma esquadrão de degustadores profissionais de água Mín. 15° Máx. 29°
Mín. 15° Máx. 19°
ChuvaMín. 15° Máx. 29°
Chuva