O Brasil dá mais um passo para ampliar sua presença no cenário internacional de aviação com a entrada da Air Transat no mercado nacional. A companhia canadense recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar voos internacionais regulares de passageiros e cargas com origem e destino no país, marcando o início de uma nova fase de conectividade entre Brasil e Canadá.
A Portaria nº 18.249, publicada nesta sexta-feira (14), formaliza a aprovação e permite que a Air Transat defina rotas, frequências e detalhes operacionais de seus voos. A companhia já anunciou a intenção de iniciar, nos próximos dois meses, duas rotas diretas a partir do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão): uma para Montreal, inédita para o terminal, e outra para Toronto, a maior cidade do Canadá.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que a chegada da Air Transat reforça o movimento de internacionalização e retomada da aviação brasileira. “A ampliação das rotas internacionais a partir do Galeão é estratégica para fortalecer o turismo, gerar oportunidades econômicas e posicionar o Brasil como hub de conexões globais, especialmente na rota América do Sul–América do Norte”, afirmou.
O presidente da Anac, Tiago Faierstein, ressalta a qualidade técnica do trabalho desempenhado pela agência, cujo propósito é atrair mais companhias aéreas para operar no Brasil, aumentar a oferta de assentos, rotas e voos para os passageiros, melhorar o ambiente concorrencial e estimular melhorias importantes para a experiência do usuário. “Que venham mais companhias. A concorrência entre elas é saudável e quem ganha é o passageiro”, afirmou.
A nova operação representa ganho de competitividade, amplia a oferta para os passageiros e fortalece as ligações aéreas com mercados-chave, assim como a malha aérea nacional. As rotas diretas para Montreal e Toronto tendem a impulsionar o fluxo turístico, o intercâmbio acadêmico e as relações comerciais entre os dois países, além de contribuir para a retomada do protagonismo do Rio de Janeiro no mapa da aviação internacional.
A autorização da Anac foi concedida após a Air Transat cumprir todos os requisitos regulatórios estabelecidos pela Agência, incluindo demonstração de capacidade operacional e atendimento às exigências de segurança previstas no Código Brasileiro de Aeronáutica.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
São Paulo Governo de SP divulga calendário para pagamento do IPVA de 2026
São Paulo Metrô de SP celebra Semana da Consciência Negra com programação especial
São Paulo PM apreende quase 2 toneladas de maconha em carga de macarrão no interior de SP
Portos e Aeroportos Nordeste ganha força em cargas estratégicas e movimenta mais 65 mi de toneladas nos portos públicos em nove meses do ano
Geral Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 100 milhões nesta sexta-feira
São Paulo SXSW 2026: SP House abre seleção de conteúdo e melhores propostas vão ganhar espaço na programação Mín. 15° Máx. 25°
Mín. 15° Máx. 28°
ChuvaMín. 16° Máx. 23°
Chuva