De 10 a 14 de novembro, a Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participa da Semana Nacional de Mobilização contra as Arboviroses com diversas atividades de conscientização e orientação aos moradores. A programação envolve ações nas três Unidades de Saúde — UBS Jardim Dulce, UBS Lambari e Cesap — e também a Santa Casa de Misericórdia, além de panfletagens em pontos estratégicos da cidade.
Durante a campanha, equipes da Saúde distribuem informações sobre prevenção à dengue, zika e chikungunya, além de reforçar os cuidados com ambientes domésticos, que concentram a maior parte dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. Segundo o Ministério da Saúde, a cada cinco focos identificados, quatro estão dentro das residências.
Além das atividades educativas nas unidades, haverá ações de panfletagem no Boulevard Major Paula Lopes, o “Calçadão” de Guararema, no Recanto do Américo (Pau D’Alho) e em outros endereços, com a presença de um personagem caracterizado como o mosquito da dengue para chamar a atenção de forma lúdica e interativa.
Entre as orientações repassadas aos moradores estão cuidados simples e fundamentais, como eliminar recipientes que possam acumular água, manter caixas d’água e calhas limpas, tampar tonéis, baldes e ralos, e observar vasos de plantas, garrafas e pratinhos. Mesmo sem água, os ovos do mosquito podem sobreviver por até 450 dias, o que reforça a importância de uma limpeza frequente e criteriosa.
A campanha também destaca a importância do uso de repelente e da vacinação contra a dengue, disponível na UBS Jardim Dulce, na UBS Lambari e no Cesap para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, conforme preconiza o Ministério da Saúde.
Bora Ser Feliz Guararema promove vacinação antirrábica gratuita para cães e gatos no Nogueira
Gastronomia Guararema celebra gastronomia sustentável com alunos
Evento Guararema arrecada mais de 1,5 mil itens no 1º Treinão Solidário da PM
Capacitações Guararema abre inscrições para cursos gratuitos em indústria, construção civil e gastronomia
Junho Verde Guararema amplia programação do Junho Verde com ações sobre clima, arborização e jardins medicinais
Tapa-Buraco Prefeitura de Guararema realiza operação tapa-buraco na Estrada Municipal Jorge Miski