O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), realiza nos dias 18 e 19 de novembro o Market Sounding da venda assistida do Aeroporto Internacional do Galeão (RJ), em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República. O evento marca uma nova etapa no processo de reestruturação da concessão do terminal, que busca garantir a continuidade dos investimentos, o equilíbrio econômico-financeiro do contrato e a contínua modernização da infraestrutura aeroportuária. O leilão está previsto para ocorrer em março de 2026, na B3, em São Paulo (SP).
O Market Sounding consiste em reuniões individuais (“one-on-one”) com potenciais investidores interessados na operação. As conversas terão duração de uma hora e poderão ser realizadas de forma virtual ou presencial, a critério dos participantes. As reuniões presenciais ocorrerão no escritório da Anac, em São Paulo (Rua Renascença, 112, Mezanino, 9º andar, Vila Congonhas), e as inscrições podem ser feitas até o dia 14 de novembro pelo formulário disponível neste link .
Venda assistida
O leilão de venda assistida das ações da Concessionária Aeroporto Rio de Janeiro S.A., operadora do Galeão, está previsto para março de 2026, na B3, em São Paulo. O modelo é resultado do processo de solução consensual conduzido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), por meio da Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos (SecexConsenso).
Homologado em 4 de junho de 2025, o acordo do TCU possibilitou ajustes contratuais voltados à recomposição do equilíbrio econômico-financeiro da concessão, à melhoria regulatória pela incorporação de cláusulas atualizadas conforme os contratos mais modernos do setor e à viabilização dos investimentos previstos para o aeroporto.
De acordo com o Secretário Nacional de Aviação Civil,Daniel Longo, “A venda assistida do Galeão é um passo importante para consolidar um modelo de concessão moderno, sustentável e eficiente. O diálogo com o mercado é fundamental para assegurar que o processo ocorra de forma transparente e competitiva, com foco na qualidade dos serviços prestados e na continuidade dos investimentos”.
O projeto passou por consulta pública conduzida pela Anac, cujas contribuições da sociedade e de especialistas do setor estão em processo de análise pela Agência. Os documentos licitatórios e informações completas sobre o processo estão disponíveis no site da Anac .
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
São Paulo Governo de São Paulo oferece transporte metropolitano gratuito para estudantes no segundo dia de Enem
São Paulo PM Rodoviária prende suspeito com 1,7 tonelada de maconha em fundo falso de caminhão
São Paulo Detran-SP: leilão de Itanhaém tem carros a partir de R$ 1.800
São Paulo Polícia Civil de SP cumpre mandados contra grupo suspeito de fraude em caixas eletrônicos
São Paulo Agenda Viva SP destaca os 30 anos do GURI com música, cultura urbana e ciência itinerante
São Paulo Surf Para Todos leva esporte e alegria às praias de São Sebastião Mín. 16° Máx. 25°
Mín. 14° Máx. 27°
ChuvaMín. 15° Máx. 18°
Chuva