O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou, nesta segunda-feira (10/11), a captura de um gambá-de-orelha-preta (Didelphis aurita) - também conhecido como saruê -, nas dependências do Instituto Pró+Vida, localizado na Vila São Sebastião.
A ação foi conduzida de forma tranquila pela equipe. O animal apresentava pequenas escoriações na cauda, motivo pelo qual foi encaminhado à sede do CCZ, na Vila São Francisco, para avaliação veterinária e limpeza da lesão. Após o atendimento, o gambá foi devolvido com segurança ao seu habitat natural.
Segundo o veterinário Jefferson Leite, diretor da Vigilância em Saúde, a ocorrência reforça a importância do trabalho de manejo responsável de animais silvestres. “O gambá é um animal inofensivo e fundamental para o equilíbrio ambiental, pois ajuda no controle de insetos e pequenos vertebrados. Sempre que for identificado em áreas urbanas, o ideal é acionar o CCZ para que o manejo seja feito com segurança, tanto para o animal quanto para as pessoas”, destacou.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, em caso de dúvidas ou necessidade de recolhimento de animais silvestres, a população deve entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses de Mogi das Cruzes pelos telefones (11) 4798-6785 ou 4798-6917.
profissionais Prefeitura de Mogi reúne 900 profissionais da educação em Semana de Boas Práticas
LIC Câmara de Mogi discute mudanças na Lei de Incentivo à Cultura em audiência pública
Passeio guiado Mogi abre inscrições para passeio noturno guiado pelos museus do centro histórico
Manutenção Semae realiza manutenção emergencial na adutora que abastece Sabaúna nesta quarta-feira
Plantio Alunos do Paradesporto participam de plantio de horta e canteiro ornamental em Mogi
Capacitação Mogi promove capacitação para mais de 100 motoristas de ônibus Mín. 12° Máx. 26°
Mín. 11° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 16° Máx. 26°
Chuvas esparsas