O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou, nesta segunda-feira (10/11), a captura de um gambá-de-orelha-preta (Didelphis aurita) - também conhecido como saruê -, nas dependências do Instituto Pró+Vida, localizado na Vila São Sebastião.
A ação foi conduzida de forma tranquila pela equipe. O animal apresentava pequenas escoriações na cauda, motivo pelo qual foi encaminhado à sede do CCZ, na Vila São Francisco, para avaliação veterinária e limpeza da lesão. Após o atendimento, o gambá foi devolvido com segurança ao seu habitat natural.
Segundo o veterinário Jefferson Leite, diretor da Vigilância em Saúde, a ocorrência reforça a importância do trabalho de manejo responsável de animais silvestres. “O gambá é um animal inofensivo e fundamental para o equilíbrio ambiental, pois ajuda no controle de insetos e pequenos vertebrados. Sempre que for identificado em áreas urbanas, o ideal é acionar o CCZ para que o manejo seja feito com segurança, tanto para o animal quanto para as pessoas”, destacou.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, em caso de dúvidas ou necessidade de recolhimento de animais silvestres, a população deve entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses de Mogi das Cruzes pelos telefones (11) 4798-6785 ou 4798-6917.
Passeio Ciclístico Passeio ciclístico “Pedal Eco Parque a Parque” é adiado devido à previsão de chuva em Mogi
Evento Feira Noturna Minor Harada entra no clima de São João com concurso de traje caipira e atrações culturais
AGESTAB Prefeita Mara Bertaiolli fortalece diálogo com empresários do Distrito Industrial do Taboão
Repartições Repartições municipais de Mogi atenderão até meio-dia na segunda-feira por causa do jogo do Brasil
Estiagem Mogi das Cruzes inicia elaboração de plano para enfrentar período de estiagem
Museu Prefeita Mara Bertaiolli visita Carreta do Museu Catavento em Mogi das Cruzes