O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), realiza nesta quinta-feira (13) o leilão para concessão de 14 trechos aquaviários que compõem o Sistema de Travessias Hídricas do Estado. O projeto de parceria prevê a renovação completa da infraestrutura que atende milhões de passageiros todos os anos.
Com investimento de R$ 2,5 bilhões, o projeto de modernização das linhas contempla a substituição gradual da frota movida a diesel por mais de 40 embarcações 100% elétricas, beneficiando cerca de 40 mil pessoas por dia, além da construção de novos terminais e serviços aprimorados — como ambientes climatizados, banheiros adaptados e áreas de alimentação para oferecer mais conforto aos usuários.
O projeto é também um dos maiores programas de descarbonização do transporte aquaviário do país, com foco em eficiência energética e compromisso ambiental.
“A modernização das travessias impulsiona o desenvolvimento regional, amplia o acesso a empregos e oportunidades e fortalece o turismo em todo o litoral paulista”, destaca Edgard Benozatti Neto, Diretor-Presidente da Companhia Paulista de Parcerias.
O projeto inclui o leilão de 14 linhas, sendo oito no litoral paulista, três na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e três no Vale do Paraíba, em modelo que mantém a base tarifária atual e preserva os benefícios já existentes. As travessias oferecidas no leilão transportam, juntas, 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano.
A Parceria Público-Privada (PPP) prevê um contrato de concessão de 20 anos e reforça o compromisso do Governo de São Paulo com infraestrutura moderna, sustentável e eficiente, sob fiscalização da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).
São Paulo SP abre consulta pública sobre uso de biometano na rede de distribuição de gás canalizado
São Paulo Unesp reserva vagas com notas do Enem; entenda
São Paulo Polícia Civil de SP realiza operação em âmbito nacional contra falsificação de bebidas
Geral Braskem fecha acordo de R$ 1,2 bilhão por desmoronamentos em Maceió
São Paulo Ranking nacional coloca USP em primeiro lugar; Unicamp e Unesp também são destaque
São Paulo Novo lar, nova vida: após 22 anos na Favela do Moinho, moradora recomeça com dignidade no centro de SP Mín. 12° Máx. 26°
Mín. 11° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 16° Máx. 26°
Chuvas esparsas