O presidente Luiz Inácio Lula da Silva transferiu temporariamente a capital do país de Brasília para Belém (PA). A cidade paraense sediará a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), a ser realizada de 11 a 21 de novembro. A transferência simbólica está prevista na Lei 15.251 , publicada na terça-feira (4) no Diário Oficial da União.
Nesses dias, Executivo, Legislativo e Judiciário poderão se instalar em Belém para conduzir suas atividades. Os atos do presidente da República e dos ministros de Estado assinados no período serão datados naquela cidade. O Poder Executivo estabelecerá as medidas administrativas, operacionais e logísticas necessárias à efetivação da transferência.
A Lei 15.251 é derivada do PL 358/2025 , apresentado pela deputada federal Duda Salabert (PDT-MG). A proposição tramitou sob regime de urgência no Senado para que fosse votada diretamente pelo Plenário, onde recebeu voto favorável do relator, o senador Jader Barbalho (MDP-PA).
No relatório, o senador ressaltou o significado da COP 30 para o mundo e para o Brasil, que pretende reafirmar seu papel de liderança nas negociações climáticas. Ele destacou ainda a relevância de a discussão sobre o clima acontecer em uma cidade da Amazônia, a maior floresta tropical do mundo.
Senado Federal CPI do Crime Organizado ouve diretores da Polícia Federal nesta terça
Senado Federal Volta ao Senado projeto que muda regras de processo tributário
Senado Federal COP 30: parlamentares da América Latina e Caribe lançam manifesto
Senado Federal Presidente da CPMI do INSS saúda decisão de Mendonça; suspeitos foram presos
Senado Federal Senado ganha prêmio pela criação do portal Normas.leg.br
Senado Federal Sancionada lei que incentiva diagnóstico de autismo em população adulta e idosa Mín. 15° Máx. 25°
Mín. 15° Máx. 28°
ChuvaMín. 16° Máx. 23°
Chuva