Foi sancionada na segunda-feira (3) a Lei 15.248, de 2025, que criou o Dia Nacional do Motociclista Profissional. A data será comemorada anualmente no dia 29 de julho. O projeto que deu origem à lei ( PL 1572/2021 ) foi iniciado no Senado e aprovado pela Câmara em 2025 sem mudanças.
Ao apresentar o projeto, o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) lembrou que a categoria enfrenta riscos diariamente e que o trabalho dos motociclistas profissionais ganhou mais visibilidade na pandemia. O senador ressaltou ainda que, de acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, o Brasil registra cerca de 11 mil motociclistas mortos em acidentes de trânsito por ano.
O 29 de julho faz alusão ao dia em que foi sancionada a Lei 12.009, de 2009 , que regulamentou as profissões de motoboy, mototaxista, motofretista e motovigia. Além do Dia Nacional do Motociclista Profissional, criado pela nova lei, o Brasil já tem o Dia Nacional do Motociclista, instituído pela Lei 15.006, de 2024 , e comemorado em 27 de julho.
Senado Federal Presidente da CPMI do INSS saúda decisão de Mendonça; suspeitos foram presos
Senado Federal Senado ganha prêmio pela criação do portal Normas.leg.br
Senado Federal Sancionada lei que incentiva diagnóstico de autismo em população adulta e idosa
Senado Federal Gás do Povo pode começar ainda neste mês, diz representante do Executivo
Senado Federal Debatedores criticam regras contratuais do novo Código Civil
Senado Federal Senado celebra 119 anos de parceria entre Brasil e El Salvador Mín. 15° Máx. 25°
Mín. 15° Máx. 28°
ChuvaMín. 16° Máx. 23°
Chuva