A Comissão de Esporte (CEsp) aprovou nesta quarta-feira (5) a promoção de audiência pública sobre a importância da medicina esportiva. O pedido do debate ( REQ 43/2025 - CEsp ) é de autoria da senadora Leila Barros (PDT-DF).
O objetivo é discutir como essa especialidade contribui para a saúde de atletas e não atletas e de que forma se insere nas políticas públicas voltadas ao esporte e à promoção da qualidade de vida. Ainda não há data prevista para o debate na comissão.
De acordo com o requerimento, a medicina esportiva atua na avaliação e acompanhamento de praticantes de atividades físicas antes, durante e após os exercícios. A senadora destaca que a disciplina vai além do esporte de alto rendimento e beneficia também pessoas que utilizam o exercício físico como ferramenta de prevenção e tratamento de doenças.
Para o encontro, deverão ser convidados o médico José Kawazoe Lazzoli, secretário-geral da Federação Internacional de Medicina do Esporte, além de representantes da Associação Médica Brasileira (AMB), da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, do Ministério da Saúde e do Ministério do Esporte.
Segundo Leila, a audiência será uma oportunidade de analisar o papel da medicina esportiva no desenvolvimento saudável do esporte em todos os níveis e manifestações, a fim de reforçar a relevância histórica e a consolidação como especialidade reconhecida pela AMB e pelo Conselho Federal de Medicina.
Senado Federal CPI do Crime Organizado ouve diretores da Polícia Federal nesta terça
Senado Federal Volta ao Senado projeto que muda regras de processo tributário
Senado Federal COP 30: parlamentares da América Latina e Caribe lançam manifesto
Senado Federal Presidente da CPMI do INSS saúda decisão de Mendonça; suspeitos foram presos
Senado Federal Senado ganha prêmio pela criação do portal Normas.leg.br
Senado Federal Sancionada lei que incentiva diagnóstico de autismo em população adulta e idosa Mín. 15° Máx. 25°
Mín. 15° Máx. 28°
ChuvaMín. 16° Máx. 23°
Chuva