A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que altera legislações que fazem menção apenas a artesãos, a fim de citar expressamente também as artesãs e valorizá-las.
A proposta prevê ainda a oferta, pelo poder público, de assistência técnica às mulheres artesãs e de estímulos à comercialização de seus produtos.
Foi aprovado o substitutivo adotado pela Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família ao Projeto de Lei 3549/20, do deputado José Guimarães (PT-CE).
A proposta original criava um auxílio emergencial para socorrer especialmente as artesãs durante a pandemia de Covid-19, entre outras medidas. Mas, o texto foi alterado para tratar da valorização das mulheres artesãs.
Além de incluir expressamente o termo “artesãs” nas normas, o novo texto inclui, entre as diretrizes básicas do artesanato, a preservação e a perpetuação da identidade e da cultura nacionais.
A relatora, deputada Delegada Adriana Accorsi (PT-GO), sustentou que a medida fortalece o artesanato como fonte de renda. "O texto contribui para a preservação do patrimônio cultural brasileiro e para a geração de trabalho e renda, especialmente em comunidades onde o artesanato representa uma das principais fontes de sustento", disse.
Accorsi fez uma alteração no texto para ampliar o prazo de validade da Carteira
Nacional do Artesão e da Artesã, de dois para cinco anos.
O novo texto também obriga o Estado a dar atenção especial para as mulheres artesãs na previsão de destinação de linha de crédito especial para o financiamento da atividade.
A proposta altera as leis 12.634/12 , que institui o Dia Nacional do Artesão, e 13.180/15 , que trata da profissão de artesão.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a medida precisa ser aprovada por deputados e senadores.
Câmara Comissão aprova inscrição gratuita para crianças de baixa renda em campeonatos esportivos
Câmara Comissão aprova projeto que prioriza tratamento dentário para mulheres vítimas de violência
Câmara Comissão aprova obrigação de entidades voltadas a crianças e adolescentes terem cópia do ECA para consulta
Câmara Comissão aprova proposta que dá segurança jurídica para políticas de Tarifa Zero no transporte público
Câmara Comissão aprova projeto que permite instalar estandes de tiro em residências
Câmara Comissão aprova compartilhamento de dados para combater crimes transnacionais na fronteira Mín. 14° Máx. 21°
Mín. 12° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 23°
Chuvas esparsas