A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes promoveu nesta terça-feira (28/10) a Plenarinha dos Conselhos Mirins da Educação Infantil, realizada na Escola Ambiental, no distrito de Varinhas. O encontro reuniu cerca de 80 crianças das turmas de Infantil III, Infantil IV e 1º ano do Ensino Fundamental de 12 escolas municipais. O objetivo foi estimular o aprendizado sobre natureza, sustentabilidade e cidadania por meio de experiências lúdicas e sensoriais.
Com o tema “O clima é de mudança”, o evento integrou a programação do Mês da Educação e proporcionou vivências inspiradas nos elementos da natureza, representados por personagens do folclore brasileiro: Yara (água), Saci (ar), Boitatá (terra) e Curupira (fogo). As crianças participaram de brincadeiras com água, sentiram o movimento do vento entre os bambuzais, plantaram árvores e participaram de uma roda de conversa ao redor da fogueira, com batata-doce assada e suco de melancia.
“As crianças aprendem de forma divertida e significativa sobre sustentabilidade, respeito à natureza e o papel de cada um na construção de um futuro melhor. Esse é o espírito dos Conselhos Mirins: dar voz aos alunos e valorizar suas ideias”, destacou a secretária de Educação, Darly Carvalho.
Durante o evento, os estudantes criaram um painel coletivo com tintas naturais, folhas, flores e galhos, expressando suas ideias sobre o tema “Como queremos a nossa escola com a natureza?”. O encontro terminou com o “Momento dos Sonhos”, no qual as turmas apresentaram mensagens em garrafas simbólicas, representando compromissos com o cuidado ambiental e o respeito ao planeta.
“Eu gostei de tudo! Aprendi várias coisas novas e pude ajudar nas decisões da escola”, contou Amanda Tiemi, de 6 anos, aluna da EM Narcisa das Dores Pinto, no Jardim Aracy. Já Sophya Eduarda Soares Santos, da mesma idade, disse: “Eu gostei de plantar árvores e aprender sobre a natureza. Vou contar tudo para os meus amigos”.
“É uma experiência muito bacana, que agrega bastante. As crianças estão felizes e aprendendo na prática, o que é de grande valia. Esse tipo de vivência elas levarão para a vida toda”, afirmou a professora Paula Tatiane Meleiro Meireles, da EM Profª Wanda de Almeida Trandafilov.
Protagonismo infantil e educação cidadã
A Plenarinha integra o projeto Conselho Mirim, desenvolvido pelo Departamento Pedagógico (Deped) da Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa estimula o protagonismo e a participação das crianças nas decisões que envolvem o ambiente escolar e a comunidade.
“É um espaço de escuta e expressão das crianças, onde elas aprendem a cuidar do meio ambiente e a exercer a cidadania desde cedo, reforçando valores como responsabilidade, diálogo e cooperação”, destacou o diretor do Deped, Mitch Almeida.
Escolas participantes
Além das escolas EM Narcisa das Dores Pinto, EM Prof. Afonso Caporali e EM Profª Wanda de Almeida Trandafilov, participaram também:
- CEMPRE Drª Ruth Cardoso (Jardim Layr)
- CEIM Horácia de Lima Barbosa (Jardim São Pedro)
- EEI Colégio Hermom (Taboão)
- EM Kaoru Hiramatsu (Jardim Rodeio)
- EM Profª Maria Luiza Menezes da Fonseca (Vila Nova Estação)
- EM Profª Therezinha Soares (Vila Brasileira)
- EM Prof. Adolfo Cardoso (Quatinga)
- EM Fujitaro Nagao (Bairro do Nagao)
- EM Geralda Ferraz de Campos (Rio Abaixo)
Atualmente, 32 escolas da rede municipal já possuem conselhos formados, com cerca de 800 conselheiros representando aproximadamente 47 mil alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.