Os responsáveis por sepulturas nos cemitérios municipais de Mogi das Cruzes terão neste ano mais flexibilidade para realizar os serviços de limpeza e conservação das estruturas para o Dia de Finados. Diferente dos anos anteriores, quando o prazo terminava com uma semana de antecedência, os trabalhos poderão ser feitos até a sexta-feira (31 de outubro).
Os serviços de limpeza devem ser realizados dentro do horário de funcionamento dos três cemitérios, das 8h às 17h, incluindo o final de semana. Já no feriado, quando se encerra o prazo de limpeza, o expediente será estendido até as 18h para atender ao maior movimento de visitantes.
“Fizemos essa alteração a pedido da prefeita Mara Bertaiolli, com o intuito de dar um prazo maior e facilitar para os proprietários cuidarem das devidas limpezas, garantindo que os túmulos estejam em boas condições no Dia de Finados. Paralelamente, a Prefeitura também tem feito a sua parte, com diversos serviços de manutenção nos três cemitérios municipais”, destacou o secretário municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria, Joaz Batista.
Revitalização e manutenção
Já foram realizados serviços como pintura das paredes externas, das guias e das principais vias internas dos três cemitérios. As vias também receberam sinalização para facilitar o deslocamento dos visitantes. No Cemitério da Saudade, a capela ganhou nova pintura.
A iluminação do Cemitério São Salvador passou por revisão completa, com substituição de lâmpadas e manutenção de pontos com falhas. Também foram implantadas lombadas em frente ao São Salvador e ao Cemitério da Saudade, em Braz Cubas.
As equipes realizam ainda podas preventivas, roçada, limpeza e outras ações. Entre as melhorias recentes, destacam-se a instalação de uma nova sirene de fechamento no Cemitério São Salvador e o reforço no número de agentes sepultadores no Cemitério da Saudade.
A Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria seguirá atuando até o feriado, executando serviços complementares para garantir boas condições de limpeza e segurança nos cemitérios municipais.
Cemitérios municipais
- Cemitério São Salvador – Parque Monte Líbano: 11,8 mil sepulturas (maior da cidade).
- Cemitério da Saudade – Braz Cubas: 8,5 mil jazigos, entre perpétuos e provisórios.
- Cemitério de Sabaúna – 645 sepulturas.