Nesta terça-feira (21), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou o projeto do novo aeródromo de Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo. Com um investimento privado estimado em R$ 100 milhões, a infraestrutura irá fortalecer o turismo regional, impulsionar negócios e atender à estratégica demanda das operações em alto-mar na Bacia de Santos. Participaram da solenidade o prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva; o deputado federal Maurício Neves; além de empresários e autoridades locais.
O projeto prevê uma pista de pouso e decolagem de 880 metros, com foco em receber aeronaves de pequeno porte da aviação geral. O aeródromo também será equipado para operar por instrumentos (IFR-não precisão), o que permitirá pousos e decolagens com segurança mesmo em condições meteorológicas menos favoráveis, sendo vocacionado principalmente para o suporte a operações com helicópteros.
O ministro Silvio Costa Filho destacou o potencial dessa obra para a região. “A construção do aeroporto vai impulsionar o turismo de negócios e o turismo de lazer aqui na região, que tem um grande potencial turístico. Sabemos que, a cada quatro turistas que chegam a uma cidade, um novo emprego é gerado”, disse.
Costa Filho ressaltou ainda o aspecto social do projeto. “Todos os programas sociais são importantes, mas o maior programa social do Brasil é o emprego e a renda, pois trazem dignidade. Estamos trabalhando para o crescimento da região, e obras como esta geram sonhos e oportunidades na vida das pessoas".
Corredor multimodal
A nova estrutura terá localização estratégica, sendo interligada à Rodovia dos Tamoios, aos contornos Norte e Sul e ao Porto de São Sebastião, que também teve investimentos anunciados nesta terça-feira (21) pelo ministro Silvio Costa Filho. Essa integração formará um corredor multimodal que vai ampliar a eficiência no transporte de mercadorias e passageiros, reduzir custos logísticos e atrair novos empreendimentos.
Com o novo aeródromo e a modernização do porto, o Litoral Norte avança para se tornar um hub logístico e econômico de referência. O projeto está atualmente em fase de licenciamento, sendo que a previsão da empresa responsável é que as obras sejam concluídas em janeiro de 2027.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
São Paulo Guia sobre atividade física e câncer com participação da USP é premiado por inovação na prevenção oncológica
São Paulo São Paulo reforça apoio ao skate e recebe SLS Super Crown no Ibirapuera neste final de semana
São Paulo Governo e Prefeitura de SP promovem Simpósio Latino-americano de Políticas sobre Drogas na segunda (8)
São Paulo Tripulação da balsa resgata cachorro que pulou no mar na travessia São Sebastião–Ilhabela
São Paulo Lei Paulista de Incentivo ao Esporte: madrinha do campeão da Copa das Comunidades fundou time para afastar crianças das ruas
Geral Mais de 42 mil fazem provas discursivas do CNU 2025 neste domingo Mín. 18° Máx. 29°
Mín. 17° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 32°
Chuva