Geral São Paulo

Governo de SP autoriza edital para concurso de 200 vagas de aluno oficial da PM

O Governo de SP autorizou a abertura do edital para o concurso de 200 vagas para aluno oficial da Polícia Militar, com início previsto para 2027.

21/10/2025 18h41
Por: Redação Fonte: Secom SP
Após todas as fases concluídas, os aprovados devem iniciar no próximo ano graduação e bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. Foto: Divulgação/Governo de SP
Após todas as fases concluídas, os aprovados devem iniciar no próximo ano graduação e bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. Foto: Divulgação/Governo de SP

O Governo de São Paulo autorizou a abertura do edital para o concurso de 200 vagas para aluno oficial da Polícia Militar, com início previsto para janeiro de 2027. A publicação saiu na segunda-feira (20), no Diário Oficial do Estado (DOE).

Para participar do concurso, os candidatos precisam atender aos requisitos do edital, como ter entre 17 e 30 anos, estar em dia com os certificados eleitorais e militares e atender aos critérios de altura mínima: 1,55m para mulheres e 1,60m para homens. A remuneração inicial para o cargo é de R$ 4.833,27.

Serão 80 questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada uma, nas áreas de ciências humanas e tecnologia, história, filosofia, sociologia, geografia, linguagens e códigos, língua portuguesa e inglesa ou espanhola, matemática e ciências da natureza, física, química, biologia, conhecimentos específicos, noções de administração pública e de informática.

Após todas as fases concluídas, os aprovados devem iniciar no próximo ano graduação e bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, localizada na zona norte de São Paulo, e serão avaliados por meio de provas físicas e teóricas. A duração do curso é de quatro anos.

O processo de seleção é composto de cinco fases, que envolvem exames de conhecimentos, exame psicológico, de aptidão física, avaliação de conduta social, da reputação e da idoneidade e análise de documentos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.