Mogi das Cruzes Hospital de Mogi

Hospital de Mogi é reconhecido por atuação em doação de órgãos

Unidade recebe premiação estadual por compromisso com transplantes

15/10/2025 20h22
Por: Redação
Saúde e Bem-Estar - PMMC
Saúde e Bem-Estar - PMMC

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes foi destaque no IV ECESP — Encontro das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Estado de São Paulo, ao receber o prêmio na categoria “Reconhecimento pelo Compromisso com a Doação de Órgãos 2025”. O evento ocorreu nos dias 29 e 30 de setembro, na capital paulista.

Organizado pela Central Estadual de Transplantes de São Paulo, o encontro reuniu equipes médicas de todo o Estado para troca de experiências e valorização das instituições que se destacam no estímulo à doação de órgãos e tecidos. A premiação celebrou o esforço de Comissões Intra-Hospitalares (CIHDOTTs) e das Organizações de Procura de Órgãos (OPOs).

“Cada doação representa uma oportunidade real de transformar e salvar vidas. O trabalho realizado pelo Hospital Municipal é motivo de orgulho para Mogi e reforça nosso compromisso em promover uma saúde pública humanizada, técnica e de excelência”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Rebeca Barufi.

Hospital realizou 20 captações desde 2024

Gerenciado pela Fundação do ABC (FUABC) em parceria com a Prefeitura de Mogi, o Hospital Municipal tem se destacado pela atuação de sua CIHDOTT. Desde o início das atividades, em fevereiro de 2024, já foram realizadas 20 captações de órgãos, com foco principal em córneas, considerando o perfil assistencial da unidade.

“Reconhece a excelência do trabalho desenvolvido pela CIHDOTT e os esforços de toda a equipe na captação de doadores de órgãos e tecidos. Reafirmamos, com isso, nosso compromisso com esta causa tão nobre e que simboliza tantos recomeços de vida”, destacou a diretora-geral do hospital, Amanda Correa da Cruz.

Setembro Verde reforça importância da causa

O evento integra as ações do Setembro Verde, campanha nacional de sensibilização sobre a doação de órgãos. O IV ECESP reforçou o papel das comissões hospitalares na identificação de potenciais doadores e no apoio aos familiares, além de incentivar estratégias para ampliar o número de transplantes realizados no Estado.

As CIHDOTTs e as OPOs atuam de forma integrada na organização e viabilização das doações, sendo responsáveis por garantir que cada gesto solidário se transforme em esperança para pacientes em fila de transplante.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.